Nesta sexta-feira (5), às 14h, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza Sessão Solene em Homenagem ao Jubileu de Prata do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 25 anos. O evento, proposto pelo deputado estadual Goura (PDT), será no Plenário Legislativo.
“Ao longo de sua trajetória, o curso de Terapia Ocupacional da UFPR tem contribuído para responder a demandas sociais complexas, atuando na interface entre saúde, educação e assistência social, com foco em populações historicamente vulnerabilizadas”, afirmou o deputado Goura.
Ele citou a importância dos profissionais no atendimento a pessoas com deficiências, transtornos mentais, dificuldades de aprendizagem, idosos em condição de fragilidade e indivíduos em contextos de exclusão social.
História
Em que pese o ensino de Terapia Ocupacional no Paraná ter começado em 1980, somente no ano de 2000 o curso foi criado na UFPR, com a primeira turma ingressando em 2001 e reconhecimento do MEC em 2004. Inicialmente ofertado no período diurno, com 30 vagas anuais e uma duração de até 13 semestres.
Com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2007, o curso ampliou suas vagas para 60 em 2009 e criou o turno noturno, com currículo próprio, que iniciou em 2011 e foi reconhecido pelo MEC em 2016.
O curso diurno formou sua primeira turma em 2005, e o noturno, em 2016. O Departamento de Terapia Ocupacional, criado em 2009, conta hoje com 24 docentes em dedicação exclusiva, um docente de 20h e três técnicas terapeutas ocupacionais.
Curso de excelência
O curso alcançou excelência acadêmica em avaliações nacionais e obteve conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2004 e 2007, figurando entre os 25 melhores cursos superiores do país. Recebeu ainda avaliações de destaque no Guia do Estudante e no Guia da Faculdade, com classificações de 4 a 5 estrelas entre 2009 e 2020.
Projetos de extensão vinculados à Terapia Ocupacional
O curso desenvolve alguns projetos de extensão com foco na promoção do envelhecimento saudável e atividades de promoção de saúde para idosos, em articulação com atividades físicas, cultura e socialização, em colaboração com outras unidades da UFPR.
Entre os projetos destacam-se o ID 60+ e o Inclusão Digital de Adultos e Idosos (IDAI), voltados para inclusão digital de idosos, ensinando o uso de smartphones e tecnologias de comunicação para promover autonomia, integração social e letramento digital.
Projetos ligados à saúde mental, geração de renda e convivência social, também são realizados em conjunto com outros cursos e departamentos, que incluem ações como “Acompanhamento Terapêutico – suporte para inclusão e (re)construção do cotidiano em saúde mental”; “Centro de Convivência: cidadania e geração de renda”, e Rede Saúde Mental e Economia Solidária (Libersol).
Serviço:
Data: 05 de dezembro de 2025
Horário: 14h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Alep