Assembleia Legislativa celebra o trabalho de arquitetos paranaenses Sessão solene proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB) homenageou profissionais e empresas de destaque no Estado do Paraná.

23/02/2024 11h18 | por Thiago Alonso
Solenidade ocorreu no Plenarinho da Casa, na manhã desta sexta-feira (23).

Solenidade ocorreu no Plenarinho da Casa, na manhã desta sexta-feira (23).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade ocorreu no Plenarinho da Casa, na manhã desta sexta-feira (23).

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na manhã desta sexta-feira (23) uma solenidade para homenagear profissionais e empresas de destaque na área da Arquitetura e Urbanismo no Estado do Paraná. Durante a solenidade, foram entregues diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo celebrando o trabalho de personalidades do segmento. A solenidade é alusiva ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A proposição é do deputado Anibelli Neto (MDB). Mais de 20 pessoas foram agraciadas com os diplomas. A solenidade, conduzida pelo deputado Goura (PDT), foi realizada em parceria com o jornal Folha do Batel.

O deputado Anibelli Neto reforçou, no requerimento de proposição da solenidade, a importância da classe para a sociedade. Segundo o parlamentar, os diplomas foram entregues para os “valorosos e destacados profissionais que atuam com eficiência, criam planos e realizam sonhos nos ambientes dos humanos, fazendo a diferença e contribuindo com seu trabalho para o bem-estar e qualidade de vida da população”, destacou. O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista é uma data instituída pela Lei nº 13.627/2018, que celebra o nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer.

O deputado Goura lembrou que, para a homenagem, foram escolhidos profissionais e empresas que se destacam pela notoriedade e atuação no mercado paranaense. “É muito importante pensarmos que a qualidade de vida na cidade se pauta pela valorização da Arquitetura e do Urbanismo. Hoje é um dia onde nós homenageamos esses profissionais que fazem a diferença, seja no urbanismo ou no desenho das casas e edificações. Então pensar a importância vital da Arquitetura para a qualidade de vida nas cidades é necessário”, comentou.

Idealizadora da homenagem, a diretora do Jornal Folha do Batel, Celina Susy Pires Ribello, externou sua gratidão pelos arquitetos presentes. “Tivemos a iniciativa dessa homenagem por que é importante celebrar esses profissionais e empresas que contribuem com a sociedade paranaense. Quem realmente usufrui dos serviços de cada profissional sabe da funcionalidade, o conforto e o profissionalismo que representa para nós. São verdadeiros artistas que moldam o nosso redor”, disse.

O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Jeancarlo Versetti, lembrou a importância da homenagem da Assembleia para a classe, destacando a influência dos profissionais da área no ambiente urbano. "São profissões que influenciam a vida das pessoas no dia-a-dia e às vezes elas não se dão conta. Trazemos mais conforto, mais utilidade e facilidade. Por isso, a homenagem da Assembleia Legislativa representa valorização e o reconhecimento da profissão".

Representante de todos os homenageados, o arquiteto André Henning reforçou a gratidão e honra de falar em nome dos presentes. “A arquitetura é a expressão tangível da nossa cultura e, principalmente, da nossa identidade. Agradeço à Assembleia Legislativa do Paraná e à Folha do Batel por reconhecer o valor da arquitetura e nos conceder essa distinção. Esse gesto não apenas valida nosso trabalho árduo, mas também destaca a importância do design consciente na construção de um futuro. É crucial que continuemos a investir na educação e desenvolvimento profissional”, afirmou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação