Uma comitiva de parlamentares do Congresso Popular da Província de Jiangsu, na China, visitou a Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (31). O grupo foi recebido pelo presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Alep, deputado Marcio Pauliki (PDT), pelo deputado Guto Silva (PSD), vice-presidente da comissão, e também pelo deputado Tercílio Turini (PPS), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A escolha do Paraná como destino não aconteceu por acaso. Segundo os dados apresentados pela delegação chinesa, pelo menos vinte empresas da província de Jiangsu têm representações no Brasil, muitas no Paraná, e apresentam bons resultados. O histórico comercial serviu de base para que o Congresso decidisse intensificar o processo de intercâmbio entre brasileiros e chineses. O primeiro passo foi estabelecer um canal de comunicação para compreender o processo administrativo público brasileiro. “O tempo é curto, apenas um dia, mas eu percebi que temos muito que conversar ainda. Temos muitos pontos para poder estreitar o relacionamento e criar uma plataforma mais firme de conversas entre o Congresso e a Assembleia”, afirmou Shao Weiming, secretário-geral do Congresso Popular da Província de Jiangsu.
Durante a visita, os deputados fizeram uma pequena apresentação sobre as principais características políticas, econômicas e de infraestrutura do estado. Dados importantes para atrair novos investidores. “Entendo que a Assembleia tem que legislar e fiscalizar, mas também contribuir com o estado na captação de receitas e recursos que podem vir dessas indústrias que têm interesse na nossa região. Já recebemos uma comitiva da China interessada na área de turismo e essa comitiva agora muito focada na área de meio ambiente. Vamos com certeza ampliar essas conversas”, ressaltou o deputado Marcio Pauliki.
Para o deputado Guto Silva, a iniciativa chinesa demonstra a importância do Brasil no cenário mundial e a necessidade de estimular os negócios internacionais. “O Brasil é muito fechado. Nossa economia é muito fechada. Nós representamos muito pouco na pauta de importação e exportação e nossa matriz de exportação é muito tímida. Esse tipo de ação é extremamente importante para que a gente possa conectar a questão econômica, social, projetos de desenvolvimento humano. É uma iniciativa da qual o parlamento precisa participar, precisa orientar o Poder Público nesse sentido”.
A Província de Jiangsu é a região de maior desenvolvimento econômico da China, com um PIB per capita de U$S 14 mil em 2015. Localizada na costa leste do país, a província tem a maior densidade demográfica, com 80 milhões de habitantes em um território que representa apenas metade da área do estado do Paraná. Tem a atividade econômica focada na indústria e na agricultura, com destaque para a produção de arroz irrigado, milho e cevada.