Assembleia Legislativa retomou em 2022 as visitas guiadas após dois anos de pandemia Foram recebidos mais de 2.300 jovens em 74 grupos de estudantes que aprenderam sobre a história política do Paraná e como funciona o Poder Legislativo estadual.

02/01/2023 09h35 | por Trajano Budola
Alunos do Colégio Adventista Bom Retiro, de Curitiba, foram os primeiros a visitarem a Assembleia no ano de 2022, após dois anos sem visita em razão da pandemia de covid-19.

Alunos do Colégio Adventista Bom Retiro, de Curitiba, foram os primeiros a visitarem a Assembleia no ano de 2022, após dois anos sem visita em razão da pandemia de covid-19.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Alunos do Colégio Adventista Bom Retiro, de Curitiba, foram os primeiros a visitarem a Assembleia no ano de 2022, após dois anos sem visita em razão da pandemia de covid-19.

Após dois anos fechada para o público como prevenção à covid-19, a Assembleia Legislativa do Paraná retomou em 2022 as visitas guiadas de estudantes que querem conhecer mais sobre a história da política paranaense. A partir de abril as portas foram reabertas e, neste ano, foram recebidos 2.311 jovens que conheceram a sede do Poder Legislativo estadual no Centro Cívico de Curitiba.

Foram 74 grupos recepcionados nesta retomada. O roteiro de visitação inclui o Plenário onde são debatidos os projetos de leis pelos deputados; o Plenarinho, onde se realizam as audiências públicas que refletem os anseios da população; o Auditório Legislativo, sala de reuniões das comissões temáticas da Casa, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), entre tantos outros espaços com histórias para contas.

A arquitetura dos três prédios tombados pelo patrimônio histórico também é atração das visitas. É neles que estão obras de artistas paranaenses como Poty Lazzarotto e Theodoro de Bona, acervo da Assembleia Legislativa que registra os principais acontecimentos políticos do estado. Servidores do Cerimonial da Casa explicam aos visitantes todo o funcionamento da Casa de Leis.

Quem tem interesse em conhecer a Assembleia Legislativa, instalada hoje numa região de complexo de edificações consideradas patrimônio histórico do Paraná, pode organizar um grupo e realizar uma visita agendada. Para isso, basta entrar em contato com o Cerimonial da Casa a partir de 18 de janeiro.

No momento do agendamento é necessário apresentar um documento (ofício) constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo. Cada grupo deve ser formado por no máximo por 40 pessoas.

Agendamento

As visitas podem ocorrer de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Regimentalmente, as reuniões no Plenário iniciam às 14h30.

Para mais informações é só clicar no link: http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação