Duas instituições que atuam na área de saúde no município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, tiveram a concessão do título de utilidade pública aprovada na sessão plenária desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O projeto de lei nº 456/2018, que concede o título à Associação Terapêutica Renascer, foi aprovado em redação final e agora seguirá ao Poder Executivo do Estado para ser sancionado ou vetado. Fundada em 2014, a instituição sem fins lucrativos atua na área de reabilitação de pessoas com idades entre 18 e 65 anos afetadas por problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
Já a proposta de nº 12/2019, que concede o mesmo título ao Instituto de Saúde de Dois Vizinhos, avançou em primeiro turno de votação após receber 41 votos favoráveis. Criada em 2005, a instituição, que também é sem fins lucrativos, atua com o nome fantasia de Hospital Pró-Vida, trabalha com prestação de serviços médicos, ambulatoriais e hospitalares através de consultas médicas eletivas e atendimento emergencial, exames complementares de diagnósticos e de tratamento, com uma média de mais de 42 mil atendimentos por ano. Os projetos, ambos assinados pelo deputado Paulo Litro (PSDB), reforçam a atuação da Associação Terapêutica Renascer e do Hospital Pró-Vida.
Contas – Ainda na sessão plenária desta quarta-feira, que ocorreu no período da manhã, os parlamentares aprovaram em segundo turno o projeto de resolução n° 5/19, sobre a prestação de contas das despesas dos deputados referente ao mês de novembro de 2018. Agora a proposta está apta para ser promulgada pela Mesa Executiva da Alep, uma vez que a dispensa de votação da redação final foi aprovada em plenário.
Tribunas – Apenas os deputados Tadeu Veneri (PT) e Hussein Bakri (PSD), líderes da Oposição e do Governo, respectivamente, ocuparam as tribunas do plenário durante a sessão plenária desta quarta-feira. Ambos os parlamentares falaram sobre o projeto de lei nº 57/2019, do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica administrativa do Governo do Estado, e debateram sobre a possibilidade do Executivo iniciar o processo de privatização da Copel Telecom.
As sessões plenárias da ALEP, audiências públicas e reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Assembleia e também pelo Facebook. Os vídeos ficam disponíveis no canal do Yotube e podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer momento.