Assembleia reforça campanha de combate à cegueira Debatida e aprovada na Casa, a Lei Estadual nº 19.097/2017 instituiu o Abril Marrom em todo estado.

01/04/2023 10h02 | por Maria Eduarda Buchi
O objetivo da ação é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.

O objetivo da ação é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.Créditos: Arte: Leonardo Cunha/Alep

O objetivo da ação é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.

Assembleia Legislativa do Paraná faz alerta no mês de abril para os cuidados com a visão e a prevenção à cegueira. A campanha Abril Marrom, um mês de atividades dedicadas ao diagnóstico de doenças que atingem principalmente a população mais idosa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis.

Estudos mostram que entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a Catarata, o Glaucoma, os erros refratários, a Retinopatia Diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). São doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas se forem diagnosticadas precocemente.  Fato que, a visita ao especialista deve ocorrer desde infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos.

O Abril Marrom pretende chamar a atenção também para a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Além das doenças tratáveis, existem doenças que não têm cura, nem tratamento e que levam a perda da visão de forma progressiva e irreversível. Esse é o caso, por exemplo, das doenças raras e hereditárias da retina. Pessoas com essas doenças possuem diferentes graus de limitação visual, e elas precisam ser inclusas na sociedade.

Lei

A Lei nº 19.097/2017 definiu que Paraná tem um mês todo dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.  O objetivo é conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira. Segundo a Lei, o estado, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas e preventivas em prol da saúde ocular.

Mês

O mês de abril foi indicado por incluir o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. Data do nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

A cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros foi a eleita para representar o mês.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação