NOTÍCIA
Notícia
Destaque
Assessoria de Impresa da Alep
12h14
por Jornalista: Luana Borsari/ Divulgação/ 33504188
4 min de leitura
1.031 visualizações
A Assembléia Legislativa comemorou na nesta quinta-feira (11) os 155 da Emancipação Política do Paraná. Na solenidade foram homenageados com o prêmio "Estado do Paraná" o botânico Gert Hatschbach, a enfermeira Leite e o médico Moysés Paciornick.Personalidades eleitas pela Comissão Organizadora para simbolizar a força realizadora da e o espírito de dedicação da gente paranaense. “O Paraná tem o dever de resgatar e homenagear em vida as personalidades que ajudaram a construir o nosso Estado. Estas três iluminadas pessoas são referência em suas áreas de atuação e inspiram as novas gerações”, afirmou o propositor do evento, presidente Nelson Justus.Gert Hatschbach, nascido em 1923, é botânico, cientista sênior e fundador do Museu Botânico de Curitiba. Formou-se em Química, mas ficou conhecido pela descoberta e identificação de mais de 500 espécies de plantas brasileiras, em mais de 80 expedições para coleta. Virgínia Leite é professora paranaense nascida em Irati. A sua trajetória ganhou destaque após o seu licenciamento da função de professora para apresentar-se voluntariamente à Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial, na qual integrou o corpo de enfermeiras. Ela partiu para a Itália em outubro de 1944, onde serviu nos hospitais de Livorno e de Pistóia. Por oito meses assistindo os feridos em batalha, seu trabalho foi reconhecido por autoridades militares após o seu retorno ao Brasil. Recebeu inúmeras condecorações que exaltavam seu heroísmo, força e coragem. É conhecida pelo apelido carinhoso de Santa. Atualmente, exerce atividades sociais e culturais na Legião Paranaense do Expedicionário. Já o médico Moysés Paciornick, nascido em Curitiba em 1914 e formado em 1938, tornou-se conhecido a partir da sua especialidade, a ginecologia e obstetrícia. Foi professor da Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina do Paraná e da Escola de Higiene e Saúde. Fundou em 1959 o Centro Paranaense de Pesquisas Médicas, instituição que se dedicava à prevenção do câncer ginecológico, do qual foi diretor. Além disso, prestou importantes serviços de prevenção às reservas indígenas do sul do país época em que colheu subsídios que levaram à defesa do parto de cócoras, a partir de 1975. Desta experiência também resultaram dois livros de sua autoria, “Aprenda a Nascer e a viver com os Índios” e “Quem Mata Índio?”. Em 1950, foi convidado pelo jornal Gazeta do Povo a publicar pequenas histórias, a maior parte ligadas ao dia-dia de sua clínica. Pertence à Academia Paranaense de Letras e à Academia Brasileira de Médicos Escritores. São títulos seus: “Mafiosos de que Cor Vocês São”, Aprenda a Envelhecer sem Ficar Velho”; “Dois Choros”; “Mafiosos de Branco”; “Erros Médicos: Conflitos Psicossociais de um Consultório Médico”; Graças a Um Soco”; Brincando de Contar Histórias, os Grine”; “Nos Trezentos Anos de Curitiba os Oitenta que Vivi”.Segundo Paciornick - que classificou o Paraná como “terra de todas as gentes” – “Tive muita sorte em ter nascido na Terra de Nilo Cairo e Victor do Amaral, que fundaram a Universidade Federal, onde por tantos anos lecionei. Deus foi generoso comigo ao conceder a oportunidade de viver numa terra onde pude observar comunidades indígenas que contribuíram com minhas práticas médicas e permitir que o filho de imigrantes de primeira geração pudesse hoje ser homenageado publicamente por este Estado”.A comissão organizadora do Programa dos 155 anos de Emancipação política do Paraná é composta pela deputada Cida Borghetti (PP), pelo deputado Felipe Lucas (PPS) e Edson Strapasson (PMDB).
Notícias Relacionadas
18:12
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
17:14
Hub do Bem, projeto da Escola do Legislativo, conquista 3º lugar no 11º Prêmio ABEL 2026
Premiação reconhece iniciativas desenvolvidas por Escolas do Legislativo e de Contas de todo o país.
Leia mais
15:10
Audiência na Assembleia lança a Agenda Litoral Vivo, iniciativa voltada à proteção do oceano e do litoral paranaense
Encontro reuniu pesquisadores, representantes do Poder Público e comunidades tradicionais e definiu, entre os encaminhamentos, a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná.
Leia mais
11:29
Paraná institui Semana dos Brechós e da Moda Sustentável para incentivar o consumo consciente
A iniciativa, de autoria da deputada estadual Marli Paulino (PSD), será realizada anualmente na última semana de agosto, em alusão ao Dia Nacional do Brechó, celebrado no dia 25 do mesmo mês.
Leia mais