Audiência no Legislativo marca 25 anos do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde

16/09/2013 11h27 | por Rodrigo Rossi
Deputada Marla Tureck (PSD).

Deputada Marla Tureck (PSD).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputada Marla Tureck (PSD).
Os 25 anos do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) foram comemorados no Plenarinho da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (16), por proposição do deputado Gilberto Martin (PMDB). O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto. Na ocasião também foi lançada uma edição especial da revista da entidade, com um resgate histórico das mais de duas décadas de atuação do conselho.

“Um evento especial, como a comemoração de 25 anos da entidade. Sabemos que os conselhos, formados por secretários municipais, compõem o tripé de sustentação do Sistema Único de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde e as secretarias de Estado da Saúde. E é uma entidade com muitas e importantes lutas em prol da construção do SUS”, disse o parlamentar.

Além de secretários municipais, gestores de saúde e demais profissionais estiveram no evento. Na opinião do presidente da entidade, Antônio Carlos Nardi, que também encabeça o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), a data é extremamente importante pela trajetória da rede de saúde no Brasil. “Grande satisfação poder, juntamente com os demais colegas secretários, estar na Assembleia Legislativa. Comemoramos a fundação de uma entidade que também se funde e se confunde com a própria história do SUS. É uma história de lutas e conquistas para melhorias no sistema, envolvendo diversos gestores”, afirmou.

Ouça o Podcast relacionado