Banco de projetos reforça perfil municipalista do Paraná, afirma Romanelli

04/08/2021 14h27 | por Assessoria parlamentar
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, afirmou nesta quarta-feira (4) que o banco de projetos urbanos, criado pelo Governo do Estado, reforça o perfil municipalista do Paraná. “Temos um histórico recente de ajuda mútua, de parceria entre deputados, governo e prefeituras. Esta ideia reforça este perfil municipalista e contribui para o desenvolvimento das cidades”, disse.

Romanelli destaca que há dois anos a Assembleia Legislativa está contribuindo para o progresso dos municípios ao liberar recursos do próprio orçamento para obras e projetos urbanos. “Neste ano, estamos aplicando R$ 250 milhões no programa Paraná Mais Cidades para atender os 399 municípios paranaenses. O municipalismo faz parte do dia-a-dia dos deputados”, explica.

O banco de projetos foi apresentado a prefeitos e técnicos dos municípios paranaenses pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Paraná Edificações e Paranacidade. A proposta conta com nove projetos de engenharia padronizados. “Isso agiliza a realização das obras. Desonera as cidades e potencializa o uso do recurso público”, analisa Romanelli.

Na avaliação do deputado Romanelli, os projetos são importantes porque atendem demandas na área social e esporte, na segurança e no estímulo à geração de emprego e renda. Os projetos de engenharia permitem a construção de arena eco-lutas, capela mortuária, conselho tutelar, centro de atendimento ao turista, destacamento da Polícia Militar, além de quatro modelos de barracões – coworking, comercial, industrial e para feiras livres.

Recursos - De acordo com o Governo, a execução das obras não fica condicionada aos recursos liberados pelo Estado. Segundo o governador Carlos massa Ratinho Junior, os prefeitos podem realizar os projetos com o próprio caixa, com verbas de programas federais ou ainda com valores de emendas parlamentares. “O governo quer ser um facilitador na execução dos projetos”, disse.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação