Bateria de veículo deve ter indicativo de carga, estabelece projeto aprovado na Assembleia Legislativa

20/07/2022 09h45 | por Diretoria de Comunicação com assessoria
Bateria de veículo deve ter indicativo de carga, estabelece projeto aprovado na Assembleia Legislativa.

Bateria de veículo deve ter indicativo de carga, estabelece projeto aprovado na Assembleia Legislativa.Créditos: Freepik

Bateria de veículo deve ter indicativo de carga, estabelece projeto aprovado na Assembleia Legislativa.

Baterias automotivas fabricadas no Paraná deverão ter dispositivo informando a quantidade de carga disponível para orientar sobre a necessidade de manutenção ou troca do equipamento. O projeto de lei 184/2020, aprovado na Assembleia Legislativa em dois turnos, quer evitar transtornos aos proprietários, condutores e passageiros, além de reduzir riscos em situações inesperadas de descarga que impossibilita o funcionamento do veículo.

A intenção é assegurar a visualização fácil sobre o nível de carga da bateria, um componente indispensável em automóvel, motocicleta, caminhonete, utilitário, ônibus, caminhão, maquinário agrícola e demais veículos.

O projeto de lei obriga aos fabricantes instalar um visor indicativo e cita que alguns modelos já trazem o dispositivo, ou seja, demonstra que é possível implantar em todos os tipos de baterias, e tem como objetivo o acesso rápido à informação que vai permitir ao consumidor acompanhar o funcionamento e programar manutenção ou troca da bateria sem passar por situações vexatórias, de transtornos e também de riscos. Caso sancionada, a lei define o prazo de 180 dias para os fabricantes se adaptarem à nova legislação e passarem a cumprir com a obrigação.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação