O deputado Antonio Belinati (PP) lamentou da tribuna da Assembléia Legislativa o descaso da maioria das grandes empresas para com os seus clientes. Para o parlamentar, o maior volume de queixas é contra as empresas de telefonia, seguida dos bancos e lojas de utilidades domésticas. Belinati citou dentre outras, a Brastemp, que deixou de efetuar a troca de um refrigerador que apresentou defeito com apenas 1 ano de uso e seu comprador gastou 2 mil reais para os reparos, quando,para o deputado, em nome do alto conceito de que desfruta no mercado, o correto seria a substituição do aparelho. O próprio deputado Belinati enviou vários emails para a Brastemp, sem o caso fosse resolvido. Citou também a NET, operadora de tevê a cabo. Sempre que surgem problemas, seus clientes sofrem o constrangimento de passarem algumas ligando de telefone em telefone da NET, numa maratona que muitas vezes não termina num único dia. As tarifas telefônicas estão caras e esse empurra-empurra leva os clientes da NET a um gasto nada baixo pelo tempo que são constrangidos para resolver problemas criados pela própria NET. Para Belinati, o Código de Defesa do Consumidor já melhorou bastante a situação, mas não o suficiente para que os consumidores sejam tratados com o respeito de que são merecedores.