Castro se destaca, mais uma vez, na produção de leite do país

06/10/2021 11h02 | por Assessoria parlamentar
Deputado Reichembach (PSC).

Deputado Reichembach (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Reichembach (PSC).

É do Paraná e dos Campos Gerais o maior produtor de leite do Brasil. Castro, município com pouco mais de 70 mil habitantes liderou, pela terceira vez consecutiva, a produção de leite no país em 2020, segundo o IBGE. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada no final de setembro, Castro (campeã nacional com 363,9 milhões de litros) e Carambeí (vice-líder, com 224,8 milhões) produziram, juntas, 588,7 milhões de litros no ano passado, de um total de 35 milhões no país todo, num crescimento de 29,97% (Castro) e 24,88% (Carambeí) se comparado ao ano anterior.

O deputado Reichembach (PSC), líder do Bloco Agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná, comemorou o resultado durante pronunciamento na sessão plenária de quarta-feira (06). "Um verdadeiro orgulho para todo o nosso estado, principalmente quando falamos em qualidade do leite, quesito em que somos uma referência nacional, nossas cooperativas, nossas indústrias e nossos pequenos agricultores familiares merecem esse reconhecimento”, completa o deputado.

A conquista foi exaltada também pelas autoridades do setor. A chefe regional da Secretaria de Agricultura (SEAB) de Francisco Beltrão, Denise Adamchuck, afirma que “o leite é um dos alimentos mais completos que existe. E é um setor que torna viável as pequenas propriedades”.

Dados - Distantes apenas por 23km, Castro e Carambeí produziram um volume que rendeu mais de R$ 1 bilhão à cadeia leiteira do Paraná, cerca de 12% de tudo que o estado arrecadou com o produto. O Paraná, segundo maior produtor do alimento no país, tem a região Sudoeste como a maior bacia produtora em volume, com aproximadamente 1,1 bilhão de litros anuais.

Consolidação - Castro ocupa a primeira posição no ranking nacional desde 2018. Fatores como clima, pastagem e, principalmente investimentos em tecnologia explicam a forte produtividade no município. E é a cidade de uma das maiores cooperativas do Paraná, a Castrolanda. No primeiro semestre deste ano, a empresa reportou faturamento de R$ 2,6 bilhões, um número 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e um recorde no seu histórico semestral.