Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro é homenageado pela Assembleia Legislativa
Os 60 anos de atividade ininterrupta do mais antigo CTG do país receberam menção honrosa do Poder Legislativo proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos).
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, em uma sessão solene na noite desta segunda-feira (20), os 60 anos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vinte de Setembro, por proposta do deputado Alexandre Amaro (Republicanos). “São pessoas que vieram para o Paraná, mas mantêm suas raízes, sua cultura em um ambiente muito familiar, importante para se entender toda esta tradição”, falou o parlamentar.
Fundado em 1962 em Curitiba, o Vinte de Setembro é o CTG com funcionamento ininterrupto mais antigo fora do estado do Rio Grande do Sul. “A presença do gaúcho no Paraná é muito forte e os gaúchos catarinenses e rio-grandenses de toda a região Sul do Brasil se congregam no Vinte de Setembro”, disse Anderson Rutz, patrão eleito para o biênio 2022/2023.
“Temos nas segundas, quartas e sextas-feiras aulas de dança, aos finais de semana apresentações de fandango. Estão todos convidados”, afirmou o patrão Anderson Rutz. De acordo com ele, receber a menção honrosa da Assembleia Legislativa é um reconhecimento do povo paranaense. “Somos um instrumento social, de difusão cultural do nosso estado e da região Sul do país”, falou.
Homenageado, o ginete de gineteada Rafael Sanfons Ferreira já venceu mais de cem provas de rodeio na montaria do cavalo xucro. Gaúcho de nascimento, ele está há seis anos no Paraná e é membro do CTG Vinte de Setembro. “É uma tradição antiga no Rio Grande do Sul e eu vivo disso. A homenagem é importante para nossa cultura e tradição, algo que levanta o espírito gaúcho no Paraná”, agradeceu o montador.
O evento contou também com apresentação de dança ao som do Quarteto Ymaguaré, sob a regência do maestro Mateus Arruda e dos músicos Marco Dalazuana, Israel Oliveira e Adriano Dallagassa. O deputado Guto Silva (PP) também participou da cerimônia. Fizeram parte da mesa de honra ainda: o vice-patrão do Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro, Renato Tadeu Wosniak; o diretor de patrimônio, José Bronhollo; e o diretor cultural, Anderson Malagurti.
Histórico - O Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro foi fundado na data que marca o início da Revolução Farroupilha, também conhecida como o Dia do Gaúcho, o 20 de setembro, no bairro do Pinheirinho em Curitiba. As atividades do centro, que é um dos primeiros do país e o mais antigo em funcionamento, nunca foram interrompidas desde 1962.
O CTG obteve destaque em seus 60 anos em rodeios e festivais no Paraná e em outros estados com rica atividade artística, como música e danças tradicionais, danças de salão, concursos individuais de declamação, gaita, canto e provas das campeiras. Na “Semana Farroupilha”, em setembro, o centro promove hasteamento de bandeiras, missa crioula, domingueiras com costela de fogo de chão, boi no rolete e palestras.
O Centro de Tradições Gaúchas Vinte de Setembro trabalha pela manutenção das tradições rio-grandenses e do gaúcho espalhado por várias localidades em todo o mundo. Os costumes são incentivados às novas gerações de acordo com seu estatuto em pró da união familiar, cuidado com os filhos, de amor a terra, hospitalidade e cooperação entre os seus.
Sessão Solene - Em homenagem ao CTG Vinte de Setembro
Carregando fotos...
Notícias Relacionadas
Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário João Alves Anselmo na próxima quarta-feira (17)
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), acontece a partir das 18 horas, no Plenário do Legislativo.
Leia mais
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia maisEmpresariado paranaense é homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa
Solenidade, proposta pelo deputado Samuel Dantas (PL), o objetivo de reconhecer e valorizar os empreendedores que geram empregos e movimentam a economia do Estado.
Leia maisIgreja Católica e lideranças religiosas do Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa
Sessão solene teve como objetivo reconhecer a contribuição da Igreja Católica para a sociedade paranaense nas áreas social, educativa, cultural, missionária e de promoção da dignidade humana
Leia mais