Com oito mandatos, Nelson Justus participa da vida pública paranaense por três décadas Deputado foi presidente da Assembleia e também da Comissão de Constituição e Justiça.

16/01/2023 14h24 | por Thiago Alonso
Deputado Nelson Justus (União).

Deputado Nelson Justus (União).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Nelson Justus (União).

Um dos deputados estaduais mais longevos da Assembleia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (União Brasil) participou ativamente por mais de três décadas da vida política paranaense. Detentor de oito mandatos consecutivos como deputado estadual, Justus foi presidente da Assembleia em duas oportunidades, além de ter ocupado cargos como secretário de Estado e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que comanda até o final desta legislatura.

Nelson Justus define a sua atuação pública marcada pela capacidade de promover a inovação, seja como parlamentar, seja em outras áreas. Em suas redes sociais, o deputado agradeceu aos eleitores os votos recebidos no pleito e afirmou que continua trabalhando pelo Estado. “Agora é seguir trabalhando pelo Paraná com amor e dedicação”, disse.

Nascido em Curitiba, Justus se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1970. Iniciou a sua carreira profissional como professor de Português e Direito Usual na Escola Técnica de Comércio de Plácido e Silva, onde ministrou aulas por oito anos. Em 1985, assumiu a presidência da Companhia de Habitação do Paraná. No ano seguinte, tornou-se presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Em 1990, foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual, sendo reeleito em 1994. Durante o mandato, foi convidado pelo então governador Jaime Lerner para assumir a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Reeleito em 1998, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (1999-2000). Em 2001, tornou-se Secretário de Estado dos Transportes.

Foi reeleito em 2002 para seu quarto mandato consecutivo. Em 2006, Nelson Justus retornou à Assembleia, aprovando uma Emenda Constitucional que deu fim ao voto secreto dos deputados, tornando o processo de votação transparente. Em 2007, foi eleito novamente como presidente da Assembleia Legislativa. No período, trabalhou no fortalecimento das Comissões Permanentes da Casa, nas mudanças no Regimento Interno e na organização e implantação da TV SINAL, atual TV Assembleia. Justus foi reeleito presidente da Casa em 2009.

No ano de 2011, cumprindo o sexto mandato como deputado, Nelson Justus assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Poder Legislativo, sendo reeleito em 2013.

Justus retornou à Assembleia em 2015, quando conduziu a posse dos 54 deputados estaduais eleitos para o mandato 2015/2018. O deputado continuou como presidente da Comissão de Constituição e Justiça. O parlamentar foi mais uma vez eleito para a Assembleia em 2018, quando cumpriu o oitavo mandato consecutivo como deputado estadual. Na eleição de 2022, ele não conseguiu a reeleição, ficando na primeira suplência do União Brasil, mas retornará à Assembleia Legislativa na cadeira que ficará vaga após a ida do deputado Mauro Moraes (União) para a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação