Comissão aprova projeto que incentiva o turismo com a divulgação das potencialidades na entrada dos municípios

22/06/2021 16h01 | por Thiago Alonso
Projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná foi apresentado aos deputados durante reunião da Comissão

Projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná foi apresentado aos deputados durante reunião da ComissãoCréditos: Toni Ricardo

Projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná foi apresentado aos deputados durante reunião da Comissão

Os parlamentares membros da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Soldado Fruet (PROS), aprovaram nesta terça-feira (22) o projeto de lei 378/2020, de autoria dos deputados Emerson Bacil (PSL) e Delegado Recalcatti, que estabelece diretrizes de incentivo ao turismo no Estado do Paraná por meio da instalação de placas de sinalização vertical nas rodovias de entrada dos municípios. As placas devem dispor sobre suas respectivas raízes culturais e/ou potencialidades econômicas.

As placas deverão conter diretrizes que especifiquem as particularidades turísticas de cada município por meio de identificação dos principais meios de subsistência cultivados. Para instalação da sinalização com os indicadores culturais, os municípios deverão solicitar junto às secretarias competentes para comprovar as raízes culturais e potencialidades econômicas. De acordo com a justificativa, a proposição tem o objetivo de alavancar o setor turístico no Estado, já que o incentivo da área é uma contribuição para adequação do recebimento de visitantes.

Os deputados também aprovaram o projeto de lei 580/2020, de autoria do deputado Do Carmo (PSL), que institui a Ciclorrota Norte Central no Estado do Paraná. A rota é composta por 26 municípios. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta e a conscientização quanto a importância da prática dos esportes como instrumentos de qualidade de vida.

A reunião desta terça-feira contou ainda com a apresentação do “Projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná”, ministrada pela turismóloga Alessandra Wagner Nester. Ela apresentou ideias de como transformar o Estado em um destino turístico inteligente, firmando as bases da atividade turística para o futuro. Segundo ela, o conceito, que também poderia ser chamado de Destinos Turísticos Inovadores, pretende aliar a inovação e a tecnologia com a atividade turística, somado a práticas ecologicamente corretas para obter um turismo sustentável. O objetivo é beneficiar não somente aos turistas e empreendedores do setor, mas a população do lugar.

“Eu visualizo o Paraná se destacando como polo turístico inovador porque essa ideia vai na mesma linha do projeto anunciado pelo Governo Federal para transformar dez cidades brasileiras em destinos turísticos inteligentes", destacou Alessandra. O presidente da Comissão de Turismo, deputado Soldado Fruet (PROS), gostou da proposta e se dispôs a agendar apresentações da especialista em reuniões com a Paraná Turismo e o Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR), do qual é conselheiro titular indicado pela ALEP. Segundo ele, o intuito é construir um projeto conjunto para auxiliar na retomada das atividades do setor turístico, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Para o Soldado Fruet, “é um projeto inovador e muito importante para o turismo nesse momento em que está se fortalecendo o turismo regional, como vimos aqui em Foz do Iguaçu no último feriado, em que o pessoal da região visitou a cidade”, comentou. O presidente da Comissão de Turismo achou interessante a ideia de um aplicativo que agregue informações sobre todos os atrativos turísticos do Estado. “Hoje em dia, todo mundo é digital, tem um celular na mão e ajudaria muito poder consultar todos os pontos turísticos e demais informações do lugar onde se está ou pretende conhecer. Por exemplo, se eu estiver viajando de Curitiba para Foz do Iguaçu e quiser parar em um café colonial, posso localizar a cidade por onde estou passando e o aplicativo apresentaria os restaurantes e outros estabelecimentos da localidade para eu poder escolher onde quero ir”, exemplificou.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação