Soldado Fruet conclui mandato representando o funcionalismo paranaense Deputado eleito em 2018 na primeira vez em que disputou cargo público presidiu a Comissão de Turismo e viu 28 de seus projetos se transformarem em leis.

12/01/2023 13h56 | por Trajano Budola
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

Após o cumprimento dos quatros anos de seu primeiro mandato como deputado estadual, Soldado Fruet (PROS) não ocupará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná a partir de fevereiro de 2023. O parlamentar não alcançou o número de votos necessários à reeleição no pleito que disputou em 2022.

O deputado Soldado Fruet teve destaque na legislatura que se encerra como presidente da Comissão de Turismo e como defensor dos direitos profissionais da Polícia Militar do Paraná, corporação em que ingressou em 2002.

No parlamento, adotou uma postura de independência “trabalhando sempre em prol dos interesses do povo paranaense e dos servidores públicos estaduais”, como descrito em seu perfil na página oficial do Poder Legislativo.

O parlamentar é autor de 28 leis, entre elas a 20.770/21 garantindo aos cidadãos gratuidade no acesso ao histórico dos veículos licenciados no estado pelo site do Detran/PR. Outros 50 projetos de lei de sua autoria seguiram tramitação na Assembleia Legislativa.

O deputado propôs e presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades na gestão da frota de veículos oficiais no estado. O relatório final da Comissão, que pediu o indiciamento de 19 pessoas, foi aprovado por unanimidade em plenário. 

Como presidente da Comissão de Turismo, deputado Soldado Fruet sugeriu a criação do Selo Estadual do Turismo de Experiência e a proibição da instalação de presídios em municípios de interesse turístico.

Na defesa dos direitos do consumidor, um projeto dele proibindo a cobrança de multa de fidelidade pelas operadoras de telefonia quando o contratante perde seu emprego virou a Lei 21.190/2022. A proposta foi assinada com a deputada Mabel Canto (PSDB).

Perfil

Marcos Adriano Ferreira Fruet nasceu em Vera Cruz do Oeste, mas viveu em Foz do Iguaçu a partir dos quatro anos de idade. Com o falecimento precoce do pai começou a trabalhar ainda criança para ajudar a mãe a manter a casa. Foi boia-fria, carvoeiro e vendedor de doces na Ponte Internacional da Amizade.

Aos 18 anos de idade entrou para o Exército e em cinco anos chegou ao posto de terceiro sargento. Em 2002 entrou para a Polícia Militar do Paraná e na corporação atuou na Rádio Patrulha (RPA); Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE); Ronda Tático Motorizada (ROTAM); e Ronda Ostensiva de Motocicletas (ROCAM).

Ganhou menções e medalhas honrosas pelos bons serviços prestados à sociedade e também prêmios pelo maior número de prisões efetuadas e maior quantidade de apreensões de drogas.

Na Assembleia Legislativa, o deputado preside a Comissão de Turismo e é membro titular nas Comissões de Segurança Pública; Defesa do Consumidor; Defesa dos Direitos da Juventude; e do Mercosul e Assuntos Internacionais. É conselheiro titular do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e também integrou as Frentes Parlamentares sobre o Pedágio, do Coronavírus e pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação