A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável à proposta do deputado Felipe Francischini (SD) que proíbe academias e estabelecimentos esportivos de cobrarem taxas dos profissionais contratados como treinadores particulares. O parecer favorável ao projeto de lei nº 861/2015, que tramita em regime de urgência, foi apresentado pelo deputado Péricles de Mello (PT).
O projeto gerou bastante polêmica e foi tema de uma audiência pública para que todos os envolvidos pudessem se manifestar a respeito da iniciativa. “Foi um projeto que causou bastante discussão aqui na Casa de Leis. Nós promovemos a audiência pública para abrir espaço para que os representantes dos personal trainers e das academias expusessem suas colocações e que nós pudéssemos pautar na comissão de esportes as adequações, se fossem necessárias. Não foi apresentado voto em separado e o projeto passa por essa comissão e segue para outras comissões na íntegra”, explica o deputado Bernardo Carli (PSDB), presidente da Comissão de Esportes.
A comissão também emitiu parecer favorável ao projeto de lei nº 280/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), que concede título de utilidade pública à Associação Esportiva Sfinge Futsal de União da Vitória. A entidade atende crianças e adolescentes estimulando a prática esportiva, a valorização pessoal e a educação.