Deputado Adão Litro (PSD) defende taxação de leite importado e seus derivados

10/10/2023 18h40 | por Assessoria Parlamentar

“O produtor de leite brasileiro tem enfrentado uma concorrência desleal com o aumento da importação do produto, especialmente do leite em pó, de países do Mercosul, como a Argentina e o Uruguai, que tem desequilibrado o mercado”, disse Adão Litro.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Durante a audiência pública “Crise do Leite: em defesa dos produtores”, realizada nessa terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Adão Litro (PSD) defendeu a taxação do leite importado e seus derivados.

O parlamentar destacou que o Paraná é um dos grandes destaques nacionais no setor, sendo o segundo maior produtor de leite do Brasil, registrando uma produção de 4,4 bilhões de litros em 2022. No agronegócio, o leite é o quarto produto que mais gera renda no campo paranaense, atrás apenas da soja, carne de frango e milho.

“Esse é um mercado fundamental para o nosso estado, bem como para o resto do país, já que está presente em 98% dos municípios brasileiros. A inclusão do leite e seus derivados na lista de exceção do Mercosul permitiria uma disputa mais igualitária entre produtos nacionais e importados”, ressaltou Adão Litro.

Outra pauta que defendeu durante a audiência foi a prorrogação dos prazos, sem juros ou multa, para a cobrança das parcelas de financiamento.

“Encaminhamos ofício ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e para a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, solicitando a suspensão da cobrança de financiamento por, pelo menos, 12 meses, para que os agricultores e pecuaristas possam se recuperar da crise que o setor vem enfrentando”, afirmou o deputado.

Participações

Participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara; os deputados Wilmar Reichembach (PSD), Luciana Rafagnin (PT), Anibelli Netto (MDB), Luís Corti (PSB), Arilson Chiorato (PT), Cristina Silvestri (PSDB), Evandro Araújo (PSD), Luís Claudio Romanelli (PSD) e Artagão Jr. (PSD); O superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PR), Walmor Bordin; o presidente executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná, Wilson Thiensen; o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Alexandre Augusto Ramos; prefeito de Bom Jesus do Sul, Helio Surdi; o diretor-presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, João Guilherme Brenner; o ex-deputado estadual, produtor rural e integrante do Movimento Pró-leite, Pedro Ivo Ilkiv; produtores e representantes de associações e laticínios.