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Projeto de lei propõe liberar caminhões de nove eixos em rodovias estratégicas do Sudoeste do Paraná

Proposta foi apresenta na Casa pelo deputado Adão Litro (PSD).

Deputado Adão Litro (PSD).
Deputado Adão Litro (PSD). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Adão Litro (PSD) protocolou, nesta semana, um projeto de lei que busca autorizar a circulação de caminhões de nove eixos no Sudoeste do Paraná. A proposta prevê a liberação do tráfego de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) entre 57 e 74 toneladas, comprimento entre 19,80 e 30 metros, devidamente regulamentados por Autorização Especial de Trânsito (AET).

Pelo texto, o objetivo é garantir segurança jurídica e fluidez logística em trechos considerados essenciais para o escoamento da produção regional. A malha rodoviária contemplada pelo projeto abrange 168,99 quilômetros, conectando os municípios de Cascavel, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, além dos contornos de Francisco Beltrão e vias que se estendem até Dois Vizinhos, São Jorge d’Oeste, São João, Chopinzinho e Candói.

“Essas rotas são estratégicas para o transporte de safras agrícolas, produção leiteira e avícola, além de outras cadeias produtivas estruturantes do Sudoeste. A liberação dos caminhões de nove eixos nessas rotas vai garantir mais eficiência logística, reduzir custos e permitir que nossa produção chegue mais longe, com mais qualidade e no tempo certo”, afirmou Adão Litro.

Segundo industriais e cooperativas da região, a restrição imposta pela Portaria nº 172/2025 do DER-PR, que impede caminhões de nove eixos de circularem em determinadas regiões do Sudoeste, representa um dos maiores gargalos logísticos para o desenvolvimento local. O deputado Adão Litro ressaltou que a proibição eleva os custos de produção e frete, reduz a competitividade dos produtos do Sudoeste nos mercados nacional e internacional e dificulta o escoamento eficiente da produção agrícola e industrial.

“A abertura para a circulação de veículos de grande porte nesses trechos é fundamental para fomentar a economia regional, atrair novos investimentos, ampliar a capacidade de transporte e fortalecer o desenvolvimento dos municípios do Sudoeste”, disse Adão Litro.

O projeto segue agora para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa.

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