Deputado Adão Litro (PSD) protocola projeto para fortalecer aquicultura paranaense

29/02/2024 16h18 | por Assessoria Parlamentar
"A aquicultura possui um baixo custo de implantação e operacionalização, com grande potencial a geração de emprego e renda no estado”, disse Adão Litro.

"A aquicultura possui um baixo custo de implantação e operacionalização, com grande potencial a geração de emprego e renda no estado”, disse Adão Litro.Créditos: Valdir Amaral/Alep

"A aquicultura possui um baixo custo de implantação e operacionalização, com grande potencial a geração de emprego e renda no estado”, disse Adão Litro.

O deputado estadual Adão Litro (PSD) protocolou Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Paraná para instituir a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura. A proposta busca fomentar as atividades econômicas, de preservação ambiental e pesquisas científicas relacionadas à reprodução e o crescimento de organismos aquáticos, como plantas e animais (peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e répteis) em ambiente aquático controlado ou semicontrolado.

“Esse projeto foi uma iniciativa do deputado Paulo Litro que estamos reapresentando na Assembleia Legislativa para fortalecer esse importante e crescente setor econômico do nosso estado. A aquicultura possui um baixo custo de implantação e operacionalização, com grande potencial a geração de emprego e renda no estado”, disse Adão Litro.

A proposta visa promover o ordenamento, fomento e fiscalização da aquicultura, bem como a preservação, conservação e recuperação dos ecossistemas aquáticos e desenvolvimento socioeconômico e profissional de quem exerce a atividade. O texto também prevê ações para estimular pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que facilitem o trabalho e aumente a produtividade aquícola no estado; incentivo ao melhoramento genético de espécies para formação de linhagens adaptadas ao clima de diferentes regiões do Paraná; fomento às linhas de pesquisas direcionadas para aquicultura nas bacias hidrográficas e estruturação de cooperativas e associações.

Adão Litro também destacou que o Paraná lidera a produção de peixes de cultivo no Brasil, com destaque para a produção de tilápias, e que o incentivo à aquicultura não apenas ampliará esse trabalho, mas também permitirá o fortalecimento comercial de outras espécies aquáticas.

O Projeto de Lei seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná e, caso seja aprovada, passará pelas comissões temáticas antes de ir para votação em Plenário.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação