Comissão de Orçamento conclui capacitação de assessores técnicos da Assembleia Legislativa Equipe da Secretaria da Fazenda ministrou o curso sobre Portal Transparência e Sistema Integrado de Finanças Públicas (SIAF).

10/04/2023 15h13 | por Antônio Dilay
Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no Auditório Legislativo.

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no Auditório Legislativo.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no Auditório Legislativo.

Na manhã desta segunda-feira (10), a Comissão de Orçamento concluiu a segunda etapa de capacitação sobre gestão contábil e transparência para assessores técnicos da Assembleia Legislativa do Paraná.

O curso, ministrado pela equipe da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado da Secretaria da Fazenda (SEFA), teve sua primeira parte realizada na segunda-feira (7), com as explicações sobre o Portal Transparência e, nesta segunda-feira, concluiu a segunda parte com o detalhamento do Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná (SIAF).

Sob a coordenação da diretora Cristiane Berriel Lima da Silveira, a primeira etapa do treinamento foi apresentada por João Carlos de Melo do Departamento de Normatização Contábil que discorreu sobre o Portal Transparência, suas funcionalidades e usabilidades.

A segunda etapa foi apresentada por Anael Cintra do coordenador do SIAF, que explicou o funcionamento do Sistema Integrado, suas formas de pesquisa e checagem que, segundo o palestrante, conta com mais de 40 milhões de linhas contábeis e mais de 47 milhões de registros de dados.

Para Anael, “o Sistema já está em desenvolvimento há 14 meses e deve disponibilizar todas as suas funcionalidades a partir de janeiro de 2024, mas já em maio de 2023 para tópicos como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei de Orçamento Anual) as novas funcionalidades do SIAF já estarão disponíveis para abastecimento de dados, relatórios e consultas”.

Cristiane Berriel, diretora da Contabilidade Contabilidade Geral do Estado, disse que “para nós da Contabilidade Geral que a cada quadrimestre estamos acompanhando o Secretário da Fazenda na Audiência Pública de Prestação de Contas, esse momento é algo muito importante, porque permite que os assessores técnicos da Assembleia tenham uma conversa mais direta conosco, para que eles possam entender os dados que são apresentados, podendo sentir mais segurança ao buscar na fonte. Então é louvável a iniciativa do legislativa em fazer essa ponte técnica e assim entender melhor o processo e exercer a sua função que é a de fiscalização”.