Comissão debate adequação de regiões metropolitanas ao Estatuto da Metrópole
As adequações previstas na legislação que regulamenta a Região Metropolitana de Curitiba foram discutidas durante reunião da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (11). As modificações tem como base o Estatuto da Metrópole e precisam ser aprovadas até janeiro de 2018.
Criada em 1973 com 14 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba integra hoje 29 cidades com quatro milhões de habitantes e se transformou na 5ª economia do país. Um novo plano de desenvolvimento integrado está em desenvolvimento e vai priorizar a proteção ao meio ambiente, a mobilidade urbana e a governança interfederativa. Este último item é uma das medidas previstas pelo Estatuto da Metrópole, em vigor desde janeiro de 2015.
Segundo o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Omar Akel, as alterações preveem uma gestão compartilhada entre governo e municípios e a integração de interesses comuns.
Sonora
A Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos tem participado dos debates sobre a reestruturação das oito regiões metropolitanas do Paraná e também do processo de elaboração de um projeto de lei para adequação da legislação estadual. Para o presidente da comissão, deputado Alexandre Guimarães (PSD), a integração é a base para o desenvolvimento das regiões metropolitanas.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Notícias Relacionadas
Leis aprovadas na Assembleia reforçam importância da doação de sangue diante da queda nos estoques no período de frio
Benefícios para doadores regulares, campanhas obrigatórias e protocolos de segurança integram o con-junto de medidas aprovadas pela Casa.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia mais
Projeto busca impedir que novos tributos integrem a base de cálculo do ICMS no Paraná
Proposição foi apresentada na Casa pelo deputado Fabio Oliveira (Novo).
Leia maisDeputado Goura (PDT) debate desenvolvimento territorial, grandes empreendimentos e participação política na UFPR Litoral
Estudantes, professores, pesquisadores e o parlamentar discutiram transporte público, especulação imobiliária, povos indígenas, direitos sociais, produção científica e grandes empreendimentos previstos para a região.
Leia mais