Comunicação da Assembleia passou por reformulação total nos últimos quatro anos Gestão da atual Mesa Executiva da Alep focou na interatividade com os paranaenses, para uma comunicação mais clara, objetiva e eficiente.

23/12/2018 09h00 | por Trajano Budola
Aplicativo "Agora é lei" da Assembleia Legislativa do Paraná.

Aplicativo "Agora é lei" da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Aplicativo "Agora é lei" da Assembleia Legislativa do Paraná.

Uma série de mudanças e reestruturações mudaram a cara da Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nos últimos quatro anos. Desde o reforço da equipe de produção – com jornalistas, fotógrafos e designers, à reformulação do site do Legislativo, tudo foi pensando para facilitar quem busca a informação oficial, com transparência e total confiança. A meta da Mesa Executiva, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), foi buscada incessantemente, em sintonia com projetos de abertura das portas da Casa à população.

O novo site da Assembleia Legislativa ficou muito mais fácil de usar, mais interativo e com visual repaginado. Os links para o Portal da Transparência, com informações das áreas administrativa e financeira e para acompanhamento da atividade parlamentar, têm comandos fáceis e acessíveis aos usuários. O conteúdo é completo, com cobertura jornalística de tudo que acontece na Casa, incluindo texto, fotos, áudio e vídeo das sessões plenárias, reuniões das comissões temáticas, audiências públicas e sessões solenes.

Os temas mais importantes e procurados ganharam destaque em ícones de acesso direto, com banners que apontam os principais programas. Foram mais de 4.450 reportagens publicadas no site desde 2015, sobre todas as atividades parlamentares, com mais de quatro milhões de acessos. O material de rádio, destacado no site, soma mais de 2,3 mil reportagens, com mais de 770 mil acessos. Figuras relevantes da história do Legislativo paranaense foram homenageadas em reportagens especiais produzidas para o site, com biografia e resgate de registros fotográficos.

Hotsites – Projetos como o Geração Atitude, o Assembleia no Enem, Escola do Legislativo, Agora é Lei no Paraná e o Conheça a Assembleia Legislativa, ganharam destaque com hotsites próprios. É um cuidado para que os interessados busquem diretamente nestes espaços as informações que necessitam. No Geração Atitude, o usuário encontra reportagens, fotos, vídeos e cronogramas de atividades. Professores e alunos cadastraram diretamente nele os projetos que concorriam nas edições do projeto. O Assembleia no Enem destacou em 500 videoaulas os conteúdos mais cobrados nas provas. Ainda um caderno de atividades, com todas as matérias, foi disponibilizado aos alunos. As reportagens, fotos e vídeos dos aulões também estavam presentes.

Para a Escola do Legislativo foram preparadas informações sobre todos os cursos e palestras, com áreas para inscrição e emissão de certificados. O Agora é Lei no Paraná possibilita a pesquisa das mais de 300 leis já cadastradas no aplicativo para celulares. O Conheça a Assembleia Legislativa dá um panorama da história do Parlamento e dos principais espaços da Casa.

Redes Sociais - O uso das redes foi ampliado, com Instagram, Facebook, Twitter, Flickr e Youtube. É a linguagem da maioria da população prestando informações oficiais de forma leve e mais dinâmica. O Instagram teve aumento de 165% no número de seguidores desde janeiro de 2017, chegando a 4,6 mil pessoas que acompanham a rotina da Alep, registrada em 3,1 mil publicações. O Facebok atinge até 15 mil pessoas com transmissões ao vivo das sessões plenárias e das reuniões da CCJ. Com ele, os usuários tiram dúvidas e pedem informações em um canal direto de comunicação.
O Twitter já conta com mais de 7,7 mil seguidores, oito mil twittes e 878 fotos compartilhadas. Em menos de um mês, foram registradas 23,8 mil impressões. O Flickr tem mais de 122 mil fotos registradas de tudo que acontece no dia a dia dos parlamentares. O YouTube, que marca toda a movimentação da atividade parlamentar, tem mais de 416 mil visualizações.

Rádio Alep – A modernização do estúdio de rádio possibilitou que fossem criados conteúdos que falam direto à população. Foram ao ar programas como o Fala Deputado, Prefeito na Rádio, Boletim Assembleia e Programa Rádio Assembleia. O Fala Deputado entrevistou os parlamentares em bate-papos descontraídos, com assuntos muitas vezes além da política. O Prefeito na Rádio entrevistou gestores municipais; o Boletim Assembleia foi transmitido no sistema de som interno da Alep; e o Rádio Assembleia apresentou variedades, além de ser também reproduzido pela TV Assembleia.
A televisão do Legislativo, com a TV Assembleia, passou também por repaginamento completo, a começar pela modernização dos equipamentos e a transição sistema do analógico para o digital. Programas como o Política e Viola; Espaço da Cidadania; Claudia Silvano Responde; Você na Assembleia; Fala Prefeito; Agora é Lei no Paraná, entre muitos outros, enriqueceram a grade de programação oferecida aos espectadores.

Projetos – Tudo que aconteceu na Alep foi acompanhado e coberto pelos profissionais, com transmissões e registros completos. Incluem-se aí projetos especiais como o Geração Atitude, com mais de 500 projetos de lei inscritos por estudantes de todo Paraná na edição de 2018. Ainda teve o 1º Concurso de Redação da Assembleia, em 2016; e o Agora É Lei, aplicado aos smartphones, sem custo algum aos usuários.

Eventos especiais A cobertura estendeu-se aos eventos de que a Alep participou, como a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, ocorrida em Foz do Iguaçu, no ano de 2017, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A Diretoria de Comunicação foi responsável pela cobertura oficial, envolvendo toda sua equipe de profissionais. Foram 22 matérias produzidas para o site nos três dias do encontro, mais 24 vídeos produzidos pela TV Assembleia, com entrevistas de governadores, deputados e palestrantes convidados.
Também foi coberto o Encontro de Prefeitas e Prefeitas Eleitas – Gestão 2017/2020, em novembro de 2016. A Assembleia Legislativa teve um stand no próprio local do evento para receber os visitantes e apresentar seus projetos de comunicação. A Diretoria de Comunicação produziu 15 matérias da programação, em textos e material de rádio, além dos registros fotográficos, tudo publicado no site oficial.

Prêmios – O sucesso dos últimos quatro anos se confirmou em prêmios nacionais e estaduais, como a Menção Honrosa ao aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, conferido durante o “Prêmio E-Gov”, do Ministério do Planejamento e da Associação de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ainda a segunda posição na categoria “Redução da Corrupção” do Prêmio do CNMP 2017, do Conselho Nacional do Ministério Público, foi um importante reconhecimento ao programa Geração Atitude. E o projeto Parlamento Universitário, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná com sua Escola do Legislativo, foi escolhido em 2017 como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo (categoria “Comunidade”), durante o XXX Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), realizado em Goiânia.





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação