Conselho de Ética encaminha definição sobre o processo contra o deputado Renato Freitas (PT) à CCJ
Deputada Ana Júlia (PT) alegou prescrição de prazo na tramitação e regimento prevê que a deliberação seja feita pela Comissão de Constituição e Justiça.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná irá encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a decisão final sobre representação disciplinar por quebra de decoro parlamentar movida contra o deputado Renato Freitas (PT). A medida foi tomada nesta terça-feira (20), após a deputada Ana Júlia (PT) defender a prescrição de prazo na tramitação do caso. Não há data para apreciação na CCJ.
Durante a reunião, os parlamentares acataram, por três votos a dois, o parecer do deputado Matheus Vermelho (PP), pela aplicação de uma advertência a Freitas. O processo foi resultado de representação protocolada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), motivada pelas acusações proferidas por Freitas durante a tumultuada sessão plenária do dia 9 de outubro.
“O voto do relator, deputado Mateus Vermelho, que era pela advertência do deputado Renato Freitas no processo administrativo, prosperou em relação aos membros da comissão, ou seja, o relator foi seguido por mais dois deputados e tivemos dois votos contrários. A deputada Ana Júlia argumentou, no final do processo, que nesta data já estaria prescrito o prazo processual de aplicação de alguma penalidade. Eu aceitei o recurso e vou submeter à Comissão de Justiça para que diga se já estava prescrito o prazo final para efetuar a votação ou não”, explicou o presidente do Conselho de Ética, deputado Delegado Jacovós (PL).
A deputada Ana Júlia alegou que o prazo de 60 dias para a conclusão se encerraria “na melhor das hipóteses” no dia 15 de fevereiro de 2024. “Portanto, na data de hoje, 20 de fevereiro de 2024, o processo encontrou-se prescrito conforme o regimento interno desta casa. O meu entendimento é que o prazo não depende da convocação da Comissão de Ética, mas sim do retorno do início dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Então, que encaminha-se à Comissão de Constituição e Justiça nos termos do artigo 278 parágrafo 5º do Regimento Interno para que se pronuncie”, declarou.
A parlamentar havia apresentado um voto contrário ao relator, pedindo o arquivamento do processo na sessão do dia 11 de dezembro. O vice-presidente do Conselho, deputado Do Carmo (União), pediu vistas e, na reunião desta terça-feira, seguiu o voto da deputada. Mas o parecer do deputado Matheus Vermelho prevaleceu, seguido pelo deputado Tercílio Turini (PSD) e pelo corregedor deputado Artagão Junior (PSD).
Relatorias
Durante a reunião desta terça também foram definidas as relatorias de dez outros processos que chegaram ao Conselho de Ética.
O processo 15454-79.2023 de autoria da Bancada da Oposição, na época representada pelo Professor Lemos (PT), é movido contra o deputado Soldado Adriano José (PP), por fatos ocorridos na sessão plenária do dia 21 de agosto, sob alegação de que o deputado teria ofendido o deputado Renato Freitas (PT). O deputado Do Carmo foi designado como relator
O processo 16809-63.2023 é movido pelo deputado Ricardo Arruda (PL) contra o deputado Renato Freitas, por fatos ocorridos na sessão do dia 28 de agosto de 2023, sob alegação de que o parlamentar teria ofendido o ministro do Supremo do Tribunal Federal. O deputado Matheus Vermelho foi designado como relator.
Quatro processos são movidos pelo deputado Renato Freitas sob alegação de ofensas recebidas. O 18980-34.2023 contra o deputado Ricardo Arruda por ofensas ao requerente e a diversas autoridades em discurso. O deputado Tercílio Turini foi designado como relator.
E três deles contra o deputado Tito Barrichelo (União), também sob alegação de ofensas e por associar o parlamentar ao crime organizado. O 18975-72.2023 referente a falas no dia 26 de junho e no dia 18 de setembro de 2023 - será relatado pelo deputado Do Carmo. O 18978-88.2023 por fatos ocorridos no dia 9 de outubro, e o 18979-61.2023, que serão relatados pelo deputado Tercílio Turini.
Quatro outros processos foram incluídos na pauta da sessão Extraordinária desta terça. O 09071-51.2023, tem como autor o deputado Tito Barichello, contra o deputado Renato Freitas, por falas do parlamentar por entrevista concedida em 19 de março de 2023 com declarações envolvendo a Assembleia Legislativa. O relator será o deputado do Carmo.
O processo 19560-88.2023 tem como autor o deputado Renato Freitas, contra o deputado Ademar Traiano sob alegação de infração ao regimento por cassar a palavra do parlamentar na sessão plenária do dia 9 de outubro. O relator será o deputado Matheus Vermelho
O processo 22236-04.2023 do deputado Ricardo Arruda contra o deputado Renato Freitas, se refere a pronunciamentos em plenário. A relatora será a deputada Ana Júlia.
O processo 22565-45.2023, movido pelo deputado Renato Freitas contra o deputado Ademar Traiano, por ocasião do acordo com o Ministério Público de termo de ajustamento de conduta. Foi designado o deputado Matheus Vermelho como relator.
“O relator tem o prazo de cinco sessões ordinárias para que informe à comissão se já está apto a apresentar o seu parecer pela continuidade ou não do processo”, explicou o presidente do Conselho, Delegado Jacovós.
Revisão
O deputado falou sobre o excesso de processo e a necessidade de revisão do Regimento Interno e de mais profissionais para dar andamento aos casos. “Não é possível que comissões como a CCJ tenham 13 membros, as demais comissões tenham 7 membros e esta, que passou a ser uma comissão muito importante aqui na Assembleia Legislativa, tenha praticamente só quatro membros para distribuir as relatorias. Realmente existe uma necessidade urgente de se mudar o Regimento Interno nesse aspecto com relação à Comissão de Ética”, afirmou Jacovós.
Notícias Relacionadas
CCJ confirma parecer do Conselho de Ética pela perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Cabe agora ao Conselho de Ética elaborar um Projeto de Resolução, a ser enviado à Mesa Executiva para inclusão em pauta e votação final pelos deputados em Plenário; votos contrários do deputado Arilson Chiorato (PT) e da deputada Ana Júlia (PT) foram rejeitados pelo colegiado.
Leia maisConselho de Ética confirma suspensão de prerrogativas regimentais de Renato Freitas (PT); deputado pode recorrer
Representações acusam quebra de decoro parlamentar por parte de Freitas devido a sua atuação em um protesto realizado em um supermercado de Curitiba e ao seu envolvimento em uma briga registrada na CCJ; Colegiado também aprovou censura escrita em terceiro processo.
Leia maisConselho de Ética ratifica penalidade a Ricardo Arruda (PL) e recebe pareceres de dois processos referentes a Renato Freitas (PT)
Relatórios pedem arquivamento e aplicação de advertência a deputado do PT. Pareceres serão apreciados na próxima semana.
Leia maisConselho de Ética aprova suspensão de prerrogativas e perda de mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Colegiado definiu duas punições de 30 dias contra o deputado petista e recomendou sua cassação; suspensões são passíveis de recurso, enquanto a perda de mandato ainda passará pela CCJ e pelo Plenário da Alep.
Leia mais