Constituída a Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia

06/04/2023 09h55 | por Antônio Dilay

“Como engenheiro e pela experiência que tive no Exército, poderei fazer análises técnicas de obras e projetos da Frente", afirmou o deputado Fabio Oliveira.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, foi constituída através do Ato do Presidente nº 02/2023 em atenção a proposição do deputado licenciado Márcio Nunes (PSD), apresentada na Sessão Plenária do dia 17 de fevereiro de 2023 e tem por objetivo fortalecer as organizações e entidades de classe, instituições de ensino, empresas, profissionais registrados e estudantes.

O deputado Marcio Nunes está licenciado do Legislativo para assumir a Secretaria de Estado do Turismo, assim como o deputado Marcelo Rangel que está à frente da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Por ocasião da nova função no Executivo, o grupo de deputados que compõe o referido Colegiado, através do requerimento nº 538/2023, solicitaram a “alteração da coordenadoria da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, para que o encargo seja assumido pelo Deputado Fábio Oliveira (Poemos)”.

O novo coordenador comentou a designação. “Como engenheiro e pela experiência que tive no Exército, poderei fazer análises técnicas de obras e projetos da frente. Ao mesmo tempo, contribuirei com minha motivação anticorrupção em relação a contratos e execuções de obras que são historicamente controversas”, declarou Oliveira.

A justificativa para criação da Frente Parlamentar pondera que “a frente tem como objetivo as discussões de políticas nas áreas de: segurança de barragens, fiscalização e aprimoramento técnico profissional na área de diagnóstico, prescrição e uso de agroquímicos, engenharias, agronomia e geociências públicas, segurança alimentar, recursos hídricos, desastres naturais, território, planejamento urbano e regional, acessibilidade e mobilidade urbana, eficiência energética e energias renováveis, segurança do trabalho, prevenção de incêndios e sinistros, inspeções e manutenções prediais, eficiência no planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas, ampliação e aperfeiçoamento do quadro técnico de profissionais das áreas das engenharias, agronomia e geociências no Estado”.

Integrantes

Originalmente integram o grupo de trabalho os deputados Adão Litro (PSD), Alexandre Amaro (REP), Alexandre Curi (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Cobra Repórter (PSD), Evandro Araújo (PSD), Fabio Oliveira (PODE), Gugu Bueno (PSD), Hussein Bakri (PSD), Delegado Jacovós (PL), Luiz Fernando Guerra (União), Mabel Canto (PSDB), Ney Leprevost (União), Soldado Adriano José (PP), Tercílio Turini (PSD), Thiago Büherer (União), Tiago Amaral (PSD), Moacyr Fadel (PSD) e Marcelo Rangel (PSD).

Uma Frente Parlamentar é a associação de deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado referentes a um determinado setor.