Coordenador da Frente Parlamentar do Leite comemora projeto de lei em benefício dos produtores paranaenses
O deputado Reichembach (PSD) enalteceu a proposta do Poder Executivo que dispõe sobre a redução da base de cálculo do ICMS para excluir do benefício o leite em pó e o queijo tipo muçarela, quando importados do exterior.
Na sessão plenária desta segunda-feira (08) da Assembleia Legislativa do Paraná, foi apresentado pelo executivo um Projeto de Lei com o objetivo de alterar o artigo 5º da Lei 13.212/2001 que dispõe sobre a redução da base de cálculo do ICMS para excluir do benefício o leite em pó e o queijo tipo muçarela, quando importados do exterior.
A medida busca evitar o encerramento da produção de leite e queijo em milhares de unidades produtivas paranaenses. O deputado Wilmar Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar do Leite na Alep, comemorou a iniciativa do governo.
“Os produtores de leite têm amargado prejuízos incalculáveis devido a importação exagerada de leite em pó de países do Mercosul, em especial Argentina e Uruguai. O governo federal tem mecanismos para reverter essa situação, mas pouco está fazendo. Essa medida apresentada pelo Governo do Paraná e que, com certeza terá todo o apoio dos deputados, vai ter um efeito importante, devolvendo o otimismo para os produtores”, destaca o parlamentar.
O projeto – enviado em regime de urgência pelo governador Ratinho Jr à Alep - segue para a votação na sessão plenária marcada para esta terça-feira (09).
Notícias Relacionadas
“A tilápia não é peixe invasor”, afirma deputado Reichembach (PSD)
Parlamentar é contrário à inclusão da espécie na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras.
Leia mais
Decreto federal põe em risco o trabalho das Apaes, afirma deputado Wilmar Reichembach (PSD)
"É um assunto grave e que precisa da mobilização da sociedade", declarou o parlamentar.
Leia mais
Assembleia Legislativa assegura acordo para votação e sanção de lei que beneficia produtores de leite paranaenses
Durante audiência pública para tratar o tema, o presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou que o projeto de lei 888/2023, do deputado Luis Corti (PSB), será votado ainda nesta terça-feira (21).
Leia mais
Assembleia Legislativa promove audiência para debater a crise e o preço do leite no Paraná
O encontro busca alternativas para reduzir os prejuízos enfrentados pelos produtores e fortalecer a cadeia leiteira do Estado.
Leia mais