Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Coordenador do Projeto Café Paraná, da Emater, fala na Alep sofre os desafios da cafeicultura paranaense

O coordenador estadual do Projeto Café Paraná, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Cilesio Abel Demoner, falou na Assembleia Legislativa durante a sessão plenária desta segunda-feira (19) sobre os rumos da cafeicultura no estado. O engenheiro, atendendo a convite do deputado Schiavinato (PP), pediu o apoio dos parlamentares para o desenvolvimento de políticas públicas para a produção de café, discorrendo sobre os desafios dos cafeicultores no estado.

De acordo com Cilesio Demoner, as lavouras de café no Paraná somam apenas 50 mil hectares de terra em propriedades de oito mil agricultores, em sua maioria agricultores familiares. “O pequeno produtor usa a sua mão de obra para cultivar a própria lavoura de café e precisa que ela se viabilize. Estamos buscando alternativas para isto em propostas de políticas públicas que forneçam subsídios para a produção sustentável”, afirmou.

Cilesio destacou que a produtividade média no Paraná está em faixa abaixo do ponto de equilíbrio, com cerca de 25 sacas de café beneficiadas por hectare. “Estamos trabalhando para que atinja ao menos 40 sacas beneficiadas. Para isso é necessário que exista uma alternativa que venha ao encontro destes objetivos”, explicou.

“Eu acredito que a Assembleia Legislativa pode ajudar muito. Com todos os deputados que conversei, senti que buscam alternativas para encontrar uma saída para a atual situação”, destacou. O engenheiro também convidou os deputados a participarem do 26º Encontro Estadual de Cafeicultores do Estado do Paraná, evento que acontece no dia 11 de abril durante a 58º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina).

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação