Da escola pública para a vida pública: saiba mais sobre Alexandre Guimarães no "Fala Deputado" desta semana Programa da Rádio Assembleia vai ao ar a partir desta quinta-feira (17), apresentando o criador do “Ônibus do Dr. Dentão”, em Campo Largo.

16/03/2016 14h35 | por Cláudia Ribeiro
Deputado Alexandre Guimarães (PSC)

Deputado Alexandre Guimarães (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Alexandre Guimarães (PSC)

Alexandre Guimarães (PSC) está no primeiro mandato como deputado estadual, mas conhece política desde muito cedo. O pai, Affonso Portugal Guimarães, que é o atual prefeito de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, já esteve no cargo por três outras vezes. “Ele nunca nos incentivou a seguir carreira na política, mas claro que foi a influência dele que me fez tomar gosto”, disse, durante entrevista.

Mas as coincidências com as preferências do pai não param por aí. Alexandre se tornou dentista e, assim como o pai que é médico, sempre frequentou a escola pública. E aprendeu com ele que precisa ser grato por isso. “Meu pai sempre me ensinou: se você vem da escola pública, foi o dinheiro do povo que pagou seus estudos. Então, quando entrar em seu consultório um paciente que não possa pagar, você tem a obrigação de atendê-lo de graça”, conta.

Apesar de parecer ainda mais jovem, Alexandre Guimarães tem 42 anos. Esta foi a única eleição que disputou e já venceu.  Mas a vida parlamentar não provocou tantas mudanças assim na vida dele. “Como eu vivo política em casa desde sempre e já fui secretário e ocupei outras funções na prefeitura de Campo Largo, ser deputado estadual mudou pouco minha rotina”. Ele só deixou mesmo de atender no consultório, porque não tem conseguido conciliar.

Alexandre contou no programa que, quando foi coordenador odontológico da Secretaria de Saúde no município de Campo Largo, entre 2001 e 2004, foi responsável pela criação de um programa de prevenção às doenças bucais que fez muito sucesso: o “Ônibus do Dr. Dentão”, que percorria as escolas do município fazendo atendimentos. “Conseguimos atender, em um ano, 17 mil crianças da educação básica. Foi um dos maiores programas de prevenção do estado”, se orgulha.

Na Assembleia ele continua atuando na área da saúde, como integrante da Comissão de Saúde Pública e com projetos voltados para a área, mas vai além do tema. Participa da Frente Parlamentar Anticorrupção e preside a Frente Parlamentar de Políticas Sobre Drogas. “Queremos dar nossa contribuição para que possamos não apenas combater as drogas e a corrupção, mas criar políticas públicas para mudar o quadro que temos hoje”, finaliza.

A entrevista com o deputado Alexandre Guimarães vai ao ar a partir desta quinta-feira (17), aqui no site da Assembleia. Basta acessar a Rádio Assembleia. Ela também é enviada às rádios de todo o Paraná. Vale a pena conferir!

Ouça o Podcast relacionado