Defesa da Agricultura marcou passagem de Reichembach pela Assembleia Deputado foi líder do Bloco Agropecuário e teve dois mandatos consecutivos no legislativo paranaense.

11/01/2023 13h41 | por Rafael Guareski
Deputado Reichembach (PSD).

Deputado Reichembach (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Reichembach (PSD).

Nascido em Francisco Beltrão, o deputado Wilmar Reichembach (PSD) encerra seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná com orgulho do trabalho realizado em prol principalmente da agricultura paranaense. Formado em Economia Doméstica e Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Francisco Beltrão, eleito deputado estadual em 2014 e reeleito em 2018. Experiência que fez a diferença na sua chegada na Assembleia. “Cheguei aqui com alguma experiência, e isso me ajudou bastante a compreender e me inserir no trabalho, e essa convivência com os outros deputados, a convivência com ideias divergentes, reflete muito o que é o pensamento da nossa sociedade, então estou feliz por poder apoiar nas duas eleições o atual governador que é jovem e determinado, e estamos em sintonia no trabalho. Tudo isso é importante e ajuda a população que representamos”, lembrou o deputado.

Durante os mandatos no legislativo paranaense Reichembach foi coordenador da Frente Parlamentar do Leite e líder do Bloco Agropecuário. Contribuiu na implantação do programa Paraná Trifásico, que melhora o fornecimento de energia nas comunidades do interior, além de ser defensor da viabilização do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) e do Selo Arte, certificações que permitem a venda de produtos coloniais entre municípios do Paraná e fora do estado.

Reichembach também foi propositor do auxílio emergencial aos produtores rurais, que beneficiou principalmente pequenos produtores que sofreram com a falta de chuva no Estado. Ele fez uma avaliação positiva dos oito anos em que esteve ocupando o cargo de deputado estadual. “A avaliação é positiva por que cada ano é um aprendizado diferente e a política é muito dinâmica, estou feliz por poder defender as bandeiras que são muito fortes no Paraná e precisam de apoio, como por exemplo a agricultura, a atividade do leite, o meio ambiente, a luta por infraestrutura. Estou encerrando o segundo mandato e é uma experiência que tem valido a pena por que o legislativo é a representação mais autêntica dos setores da sociedade e representa a democracia, debates importantes, por isso sempre é um aprendizado”, concluiu o parlamentar.