Deputada pede ao governo informações sobre execução orçamentária da saúde neste ano de pandemia

10/08/2020 17h12 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputada Luciana Rafagnin (PT).

Deputada Luciana Rafagnin (PT).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputada Luciana Rafagnin (PT).

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) formulou um pedido de informações ao Governo do Estado com o objetivo de saber qual o percentual do orçamento da pasta da Saúde para 2020 já executado no Paraná. Em um debate com transmissão em tempo real, na semana passada, o Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Serviço Público da Saúde e da Previdência do Estado do Paraná (SindSaúde-PR) denunciou que haveria uma baixa execução orçamentária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Abaixo, inclusive, da parca execução dos orçamentos do Ministério da Saúde (48%) e da conta específica da pandemia (46,6%) pelo Governo Federal. "O total dos recursos empenhados após 4,5 meses do início do isolamento social e das medidas de combate à pandemia é de apenas 32% do orçamento da Covid-19", disse na live a coordenadora-adjunta do Sindicato, Ana Cristina de Carvalho Brito.

Diante da informação, a deputada Luciana enviou questionamento oficial ao secretário de estado da Saúde, Beto Preto, no qual pergunta: - Qual é a real situação orçamentária da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) do Paraná nesse momento de pandemia? Qual o percentual de aplicação do orçamento? "A intenção do pedido é saber como os recursos estão sendo investidos em nosso estado nesse momento crítico de enfrentamento da pandemia", argumentou Luciana.

Para o líder da bancada do PT na Câmara Federal, o deputado federal Enio Verri (PT-PR), “o pedido de esclarecimentos ao governador Ratinho Júnior a respeito dos investimentos do orçamento no combate ao coronavírus, feito pela deputada Luciana Rafagnin, é de fundamental importância. É uma oportunidade de o governo confirmar que está trabalhando, como ele diz, e é um passo para se evitar o que está acontecendo no plano nacional, onde a população foi abandonada à própria sorte”, disse Verri.

No início do mês de junho, a imprensa nacional divulgou a notícia de que o Ministério Público Federal havia determinado a instauração de inquérito civil público para investigar a baixa execução do orçamento da pandemia pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Nesta segunda-feira (10), o Brasil registrou que 101.269 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. No Paraná, 2.345 pessoas perderam a vida na luta contra os males causados pelo novo coronavírus; 75 vidas ceifadas apenas nas últimas 24 horas. Segundo dados repassados pela SESA para o SindSaúde-PR, entre 1º de março e 4 de agosto deste ano, foram confirmados 4.949 casos de Covid-19 entre profissionais da saúde no estado do Paraná. Destes, 3.565 se recuperaram e 19 profissionais morreram.

As regiões do estado com maior número de casos confirmados entre profissionais da Saúde são a Metropolitana de Curitiba (27,74%), a região de Londrina (13,4%), de Maringá (11,82%), seguidas de Cascavel (8,37%) e Foz do Iguaçu (4,97%). No perfil dos casos confirmados, também se destaca a faixa etária de 30 a 39 anos (1.666 ocorrências) e o fato de que as mulheres são maioria entre os profissionais que testaram positivo para a doença (77.47% dos casos). Os homens são maioria (57,89%) entre os profissionais da Saúde que morreram pela Covid-19 no período analisado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação