Coragem, disciplina, preparo e, principalmente, amor à vida. A história de 113 anos do Corpo dos Bombeiros do Paraná é marcada uma atuação de permanente eficiência e cuidado com as pessoas. Com sua atuação, vidas são salvas.
As considerações são da deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD), que participou nesta segunda-feira (27) da sessão solene em homenagem à corporação, promovida pelo deputado Hussein Bakri, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
“Os bombeiros são símbolo de que a força da vida está no compromisso e cuidado com as pessoas”, disse ela. “A homenagem é um justo tributo para aqueles que arriscam suas vidas para proteger as nossas.”
Histórico
Criado em 8 de outubro de 1912, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem hoje 19 batalhões no estado e duas unidades especializadas. “Uma atuação distribuída pelo estado, que permite atuar com agilidade nos municípios”, afirma Márcia.
O rol de atividades desenvolvidas pelos profissionais bombeiros dá a dimensão de sua importância:
• combate e prevenção a incêndios,
• busca e salvamento,
• socorro de emergência,
• defesa civil (planos de contingência, atuação em calamidades),
• fiscalização de edificações e apoio a operações estaduais e nacionais.
A deputada também destaca a atuação conjunta da corporação com a saúde. “Fizemos juntos a criação do Sistema Integrado de Atenção ao Trauma e Emergência (Siate), que mais tarde inspirou o Samu”, afirmou ela, gestora de saúde por 36 anos e ex-secretária de saúde de Curitiba.
“Só em 2024 foram mais de 125 mil ocorrências atendidas – quase 40 mil delas de atendimento pré-hospitalar, 21 mil incêndios combatidos e mais de 1.700 salvamentos aquáticos”, disse.