Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) destaca trabalho dos bombeiros na proteção a vida

Sessão solene foi realizada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (27).

Secretária Márcia Huçulak (PSD) durante sessão solene em homenagem aos 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Secretária Márcia Huçulak (PSD) durante sessão solene em homenagem aos 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. Créditos: Rafael Pto/Divulgação

Coragem, disciplina, preparo e, principalmente, amor à vida. A história de 113 anos do Corpo dos Bombeiros do Paraná é marcada uma atuação de permanente eficiência e cuidado com as pessoas. Com sua atuação, vidas são salvas.

As considerações são da deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD), que participou nesta segunda-feira (27) da sessão solene em homenagem à corporação, promovida pelo deputado Hussein Bakri, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Os bombeiros são símbolo de que a força da vida está no compromisso e cuidado com as pessoas”, disse ela. “A homenagem é um justo tributo para aqueles que arriscam suas vidas para proteger as nossas.”

Histórico

Criado em 8 de outubro de 1912, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem hoje 19 batalhões no estado e duas unidades especializadas. “Uma atuação distribuída pelo estado, que permite atuar com agilidade nos municípios”, afirma Márcia.

O rol de atividades desenvolvidas pelos profissionais bombeiros dá a dimensão de sua importância:

combate e prevenção a incêndios,

• busca e salvamento,

• socorro de emergência,

 defesa civil (planos de contingência, atuação em calamidades),

 fiscalização de edificações e apoio a operações estaduais e nacionais.

A deputada também destaca a atuação conjunta da corporação com a saúde. “Fizemos juntos a criação do Sistema Integrado de Atenção ao Trauma e Emergência (Siate), que mais tarde inspirou o Samu”, afirmou ela, gestora de saúde por 36 anos e ex-secretária de saúde de Curitiba.

“Só em 2024 foram mais de 125 mil ocorrências atendidas – quase 40 mil delas de atendimento pré-hospitalar, 21 mil incêndios combatidos e mais de 1.700 salvamentos aquáticos”, disse.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação