A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou nesta terça-feira (4) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba onde reforçou a importância da Saúde Única, que promove a abordagem integrada entre saúde humana, animal e meio ambiente. “É um tema mais do que urgente”, avalia.
“Os eventos extremos que vivenciamos recentemente no Paraná, com chuvas intensas, destelhamentos, quedas de árvores e perdas agrícolas, reforçam o quanto as transformações climáticas afetam diretamente a saúde das pessoas e das comunidades”, disse a deputada.
O encontro foi promovido pelo vereador Nori Seto em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e com o Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde do Paraná (FCRAS-PR).
Segundo Márcia, o debate ganha ainda mais relevância neste momento em que estamos às vésperas da COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que discutirá em nível global os impactos ambientais e sociais da crise climática e começa na próxima segunda-feira (10), em Belém (PA)
Para Márcia, é preciso avançar em políticas públicas integradas, como forma de obter melhores resultados para todos.
Ela lembrou que o setor de saúde reúne 14 profissões regulamentadas no Brasil. “Mas, historicamente, trabalhamos isolados”, afirmou. “As mudanças climáticas e a própria pandemia de covid-19 mostram a importância de o trabalho ser mais integrado.”
Enchentes mais frequentes aumentam, por exemplo, os casos de zoonoses (doenças com vetor animal), como a leptospirose, entre tantas outras.
Já a pandemia foi um evento extremo, “que abalou o mundo todo e mostra nossa vulnerabilidade”, envolvendo justamente todo o contexto de saúde humana, animal e do meio ambiente. A origem provável da crise sanitária, ainda não oficialmente estabelecida, é o contato de um ser humano com um animal infectado pelo vírus.
A data de 3/11 (segunda-feira passada) foi estabelecida como Dia Nacional da Saúde Única.