Deputado cobra reposição salarial dos servidores do executivo e sugere auxílio-alimentação para professores da educação básica
Durante audiência na Assembleia, Professor Lemos (PT), Líder do Bloco PT-PDT, defendeu reajuste salarial e auxílio-alimentação para os professores da Educação básica, destacando o superávit orçamentário do estado.
Durante audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (8), o deputado Professor Lemos (PT), líder do Bloco PT-PDT, cobrou do governo estadual a reposição inflacionária para os servidores do Poder Executivo e o auxílio-alimentação para os professores da educação básica. A audiência contou com a apresentação dos números do segundo quadrimestre de 2024 pelo secretário Norberto Ortigara.
Lemos destacou que o Paraná arrecadará R$ 10,8 bilhões a mais do que o previsto no orçamento deste ano. Segundo o deputado, esse montante excedente é suficiente para conceder a reposição inflacionária de 8,03% aos servidores do Executivo, que já foi garantida a outros poderes. "Com esse excesso de receita, daríamos a reposição de 8,03% aos servidores e ainda sobrariam R$ 8 bilhões”, apontou o deputado.
O parlamentar enfatizou que os professores da educação básica foram injustamente excluídos do projeto de lei 586/24 de autoria do Poder Executivo que institui o auxílio-alimentação para os servidores estaduais. Lemos destacou que os educadores possuem os menores salários do funcionalismo público.
“É injusto o que o governo do estado está fazendo com os nossos professores da educação básica. Concordamos com o projeto que institui o vale-alimentação para as categorias descritas no texto, porém, solicitamos a inclusão dos educadores, que ganham os menores salários entre os servidores do Executivo”, argumentou.
Lemos questionou a justificativa do governo de que os professores já recebem uma gratificação, explicando que outras categorias também são contempladas com gratificações e, mesmo assim, recebem o auxílio.
“O governo alega que não está incluindo o magistério, a educação básica, porque eles recebem uma gratificação que é a GTE, que é menor do que outras categorias. Todas as demais categorias colocadas no projeto do vale-alimentação recebem gratificação pela função que desenvolvem. Então eu queria propor aqui para o estado ampliar o pagamento do vale-alimentação para o magistério paranaense”, disse.
“São mais de 55 mil professores que precisam desse auxílio de R$ 834, e o governo não pode continuar ignorando essa realidade”, completou o deputado.
Reposição e revisão da tabela salarial
Além de pedir a correção para os professores, Lemos defendeu a inclusão dos servidores aposentados na reposição salarial. Ele argumentou também que a tabela salarial dos agentes educacionais, outra categoria que ficou defasada, precisa ser corrigida. “O estado tem condições de corrigir essa injustiça e contemplar todos os servidores, tanto os da ativa quanto os aposentados”, concluiu o líder do Bloco PT-PDT.
Notícias Relacionadas
Deputado Professor Lemos (PT) destaca 23ª Jornada de Agroecologia e convida população para evento em Curitiba
Maior feira de agroecologia do Paraná acontece entre os dias 18 e 21 de junho na UFPR, reunindo agricultores familiares, cooperativas, movimentos sociais, debates e atrações culturais.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) aponta defasagem salarial e cobra do Poder Executivo respeito à legislação federal do magistério
Em discurso no Plenário, parlamentar apresentou dados que indicam perdas de até 76% nos vencimentos dos docentes em relação a outras carreiras do Executivo estadual e pediu apoio dos colegas aos projetos da bancada de oposição.
Leia mais
Deputado Professor Lemos (PT) alerta para risco de terceirização nos internatos dos colégios agrícolas do Paraná
Parlamentar afirma que Governo do Estado pretende substituir servidores concursados por trabalhadores terceirizados e alerta para prejuízos à segurança e à qualidade da educação.
Leia maisDeputado Professor Lemos (PT) cobra Poder Executivo sobre descongelamento das carreiras dos servidores
Deputado pede cumprimento da Lei Complementar nº 226/2026, sancionada pelo presidente Lula, que restabelece a contagem de tempo suspensa durante a pandemia e garante pagamento retroativo de benefícios aos servidores públicos.
Leia mais