Deputado destaca ações que marcam o Dia Estadual de Prevenção ao Uso e o Abuso de Bebida Alcoólica

08/06/2018 16h13 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Schiavinato (PP).

Deputado Schiavinato (PP).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Schiavinato (PP).

A bebida alcoólica é a droga mais consumida no país. Também é a mais bem aceita pela sociedade. Porém, os danos e consequências do seu uso excessivo são graves. Por isso o “Dia Estadual de Prevenção ao Uso e o Abuso de Bebida Alcoólica” – 10 de junho – objetiva levar mais informações e orientações ao público sobre o tema. A data foi instituída pela Lei Estadual 18.894/2016, com base em projeto de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP).

Em Toledo uma ação conjunta dos serviços de saúde foi realizada na sexta-feira (8), na Praça Willy Barth. Promovida pela 20ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Regional (CAPS-ADIII), Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM-PR) e Conselho Municipal Antidrogas (Comad), a atividade contou com panfletagem, orientações, testes rápidos, aferição de pressão arterial e ações educativas. Durante a ação, a comunidade também foi orientada sobre os serviços disponíveis no enfrentamento ao uso excessivo de álcool.

O deputado Schiavinato enaltece a atividade. Segundo ele, o álcool provoca danos à saúde e à vida e por isso o assunto deve ser melhor debatido. O parlamentar acredita que com parcerias assim, entre o setor público e a sociedade civil, melhores resultados serão gradativamente alcançados.