
Representantes de escolas Waldorf se reuniram com o deputado estadual Goura para falar de algumas dificuldades em processos de regularização das instituições de ensino causadas, em geral, pela falta de conhecimento sobre Pedagogia Waldorf. O encontro também contou com a participação da vereadora de Curitiba, Laís Leão (PDT).
De acordo com os relatos, a falta de compreensão do modelo pedagógico, que tem como princípios a liberdade individual, o ensino livre e o respeito ao tempo de crescer, dificulta a autorização de funcionamento em algumas situações.
Goura observou que a Pedagogia Waldorf é muito diferenciada e, por isso, sugeriu a realização de um seminário para apresentação desse modelo que, apesar de já difundido em todo o Brasil, é pouco conhecido pela maioria da população.
“Acredito que poderíamos inclusive trabalhar para ter a Pedagogia Waldorf na rede pública, e não ser apenas para alguns. Nós, enquanto parlamentares, podemos colaborar para uma aproximação da pedagogia com as secretarias de educação das prefeituras e do governo estadual no sentido de incentivar uma diversidade pedagógica”, afirmou.
O que é a pedagogia Waldorf
A primeira escola Waldorf do Brasil foi criada em 1956 no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Hoje já existem 450 instituições em todo o Brasil, sendo 70% jardins de infância, 19% até o 5º ano do Ensino Fundamental, 6% até o 9º ano do Ensino Fundamental e 5% do Ensino Médio.
De acordo com informações da Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB), a pedagogia baseia-se numa visão ampliada e completa do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem.
Segundo a FEWB, “a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas é feita com base nos valores da fraternidade e responsabilidade, consciência de grupo, alimentação saudável e a relação respeitosa e produtiva com a natureza. Procura-se desenvolver o "pensar" de forma adequada a cada faixa etária, em sintonia com sentimentos equilibrados e fomentando a força de vontade e a determinação, formando assim pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem.”
Os princípios que regem a Pedagogia Waldorf envolvem a formação de indivíduos em condições de zelar por sua liberdade, prontos a responder por suas decisões, de modo a garantir não apenas o seu bem-estar pessoal, mas sua contribuição ao mundo; a valorização da expressão artística em todas as áreas do conhecimento, e a transmissão do conteúdo de acordo com a fase de desenvolvimento do aluno, de modo que ele possa reconhecer as experiências para as quais está pronto a viver.
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Panorama em Curitiba
Atualmente são 17 escolas Waldorf em Curitiba e uma em Campo Magro. Algumas delas, porém, estão com dificuldades de regulamentação junto a alguns órgãos de fiscalização. Os representantes explicam que, por ser uma pedagogia que utiliza o contato com a natureza e com o fazer manual, esbarram em algumas exigências previstas para as escolas convencionais.
“A nossa busca é sempre pelo diálogo. Queremos ampliar o conhecimento e mostrar o que representa a Pedagogia Waldorf. E feito isso, podemos estabelecer um protocolo específico, não porque a escola é diferente ou mereça mais, mas porque o sistema, a pedagogia é diferente”, afirmou a vereadora de Curitiba Laís Leão, que também participou do encontro.
Participantes
Participaram da reunião com o deputado Goura e com a vereadora Laís Leão representantes das escolas Cordão Dourado, Turmalina, Jardim Pés na Terra, Jardim Arco-Íris, Grão Saber, Cordão Dourado e Magê Mole.
Para a representante do Jardim Arco-Íris, Ariadna Demarchi, a reunião com os parlamentares foi muito positiva. “Acredito que é o início de um novo passo para a Pedagogia Waldorf em Curitiba e região”, afirmou.
Ariadna observou que “é fundamental que órgãos públicos, em especial a Vigilância Sanitária e as secretarias de educação, possam conhecer a Pedagogia Waldorf e, assim, serem mais acessíveis às escolas.”
Rosângela Franco, da escola Turmalina, afirmou que as necessidades que as escolas Waldorfs têm hoje diante das leis que estruturam a pedagogia em geral são questões que vão precisar de muita informação, fundamentação e trabalho, por isso um seminário sobre o tema é importante, na sua avaliação.
“A Pedagogia Waldorf se aplica de uma forma que é contrária ao fluxo. Temos muitas questões que não se adequam hoje, mas que protegem a infância e o processo de aprendizagem respeitando o indivíduo. Não acredito que será fácil o entendimento com os órgãos públicos fiscais, mas se faz necessário”, afirmou Rosângela.