Deputado Luiz Fernando Guerra (União) participa do 5° Torneio de Silagem na região Sudoeste O evento aconteceu nesta sexta-feira (01), em Vitorino, e elegeu os produtores que conseguiram fazer a melhor silagem, de acordo com análises laboratoriais. No total foram coletadas 194 amostras nos municípios.

01/12/2023 16h03 | por Assessoria Parlamentar
O Sudoeste é uma potência e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa gente é motivo de muito orgulho para o Paraná e o Brasil. Um evento como este permite não só avaliar a qualidade da silagem, incentiva também que o produtor dê mais atenção a fatores importantes para conquistar um produto com qualidade cada vez melhor”, destacou Guerra.

O Sudoeste é uma potência e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa gente é motivo de muito orgulho para o Paraná e o Brasil. Um evento como este permite não só avaliar a qualidade da silagem, incentiva também que o produtor dê mais atenção a fatores importantes para conquistar um produto com qualidade cada vez melhor”, destacou Guerra.Créditos: Pablo Maestá

O Sudoeste é uma potência e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa gente é motivo de muito orgulho para o Paraná e o Brasil. Um evento como este permite não só avaliar a qualidade da silagem, incentiva também que o produtor dê mais atenção a fatores importantes para conquistar um produto com qualidade cada vez melhor”, destacou Guerra.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União) acompanhou a competição e elogiou o trabalho realizado pelos produtores. “O Sudoeste é uma potência e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nossa gente é motivo de muito orgulho para o Paraná e o Brasil. Um evento como este permite não só avaliar a qualidade da silagem, incentiva também que o produtor dê mais atenção a fatores importantes para conquistar um produto com qualidade cada vez melhor”, destacou Guerra.

O torneio está na sua 5ª edição e avalia todas as etapas da confecção de silagem a ser dada para os animais e envolve produtores dos municípios das regiões de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco, no Sudoeste do Estado.

De acordo com o Governo do Estado, os dados coletados durante a competição têm dado suporte aos produtores no momento de escolher variedades de milho híbrido com melhor rendimento para a ensilagem, considerando a época e microrregião de plantio.

Além da realização da análise bromatológica tradicional, que acontece em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, da Universidade de São Paulo, os extensionistas também avaliam a parte física, incluindo o tamanho de partículas, e a densidade da silagem.

O produtor participante responde um questionário referente ao sistema de produção da propriedade, histórico da lavoura, manejo da fertilidade e desafios enfrentados pela cultura frente a fatores climáticos, doenças e pragas. Com esses dados os profissionais geram um laudo com uma pontuação que define a qualidade da silagem produzida. Na sequência, o extensionista discute o resultado com o produtor, destacando os acertos e pontos que podem ser melhorados.

Por fim, as informações que são coletadas ao longo de toda a análise da competição dão suporte aos produtores no momento de escolher variedades de milho híbrido com melhor rendimento para a ensilagem, permitindo ainda a análise da época e microrregião de plantio.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação