Deputado Luiz Fernando Guerra (União) será membro de quatro comissões permanentes da Assembleia

15/02/2023 12h18 | por Assessoria Parlamentar
O parlamentar presidirá a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

O parlamentar presidirá a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O parlamentar presidirá a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Além de ter sido indicado como Vice-Líder da Bancada do União Brasil, partido que conta com sete parlamentares e uma secretaria de Estado no Governo, o Deputado Luiz Fernando Guerra, reeleito para o segundo mandato com 58.393 votos em 285 municípios, fará parte de quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024.

Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o Deputado Luiz Fernando Guerra também integra a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, a Comissão de Orçamento e a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude.

Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as comissões fazem parte da estrutura institucional da Assembleia. Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo. As reuniões são públicas, podendo ser acompanhadas por todos os cidadãos.

As Comissões são compostas por sete membros cada uma, com exceção da CCJ, que é integrada por 13 parlamentares. Além das atribuições de iniciar o processo legislativo e analisar as proposições, os deputados nas comissões podem opinar pela aprovação ou rejeição total ou parcial do projeto. Também pode apresentar emendas e promover diligências. Como relatores observam os aspectos técnicos e jurídicos das proposições, além de observar o mérito das matérias sob a ótica do interesse público.

O Deputado Luiz Fernando Guerra destaca que também compete às Comissões a realização de audiências públicas na Capital ou no interior do Estado, bem como promover estudos e seminários, e ainda acompanhar as atividades das Secretarias de Estado e demais órgãos da administração pública.

Segundo o parlamentar o mandato que se inicia será pautado pela ética, transparência, dedicação à causa pública e defesa dos compromissos assumidos junto à população paranaense, em especial para as causas municipalistas e ênfase nas pautas do agronegócio, gerador de emprego e renda com desenvolvimento econômico e sustentável. “Os paranaenses devem acompanhar nosso trabalho, indicar e sugerir ações, pois, nosso mandato pretende continuar sendo popular, democrático e participativo; sempre com responsabilidade e zelo com os recursos públicos”, concluiu o Deputado Luiz Fernando Guerra.