Deputado pede que candidatos incluam o fortalecimento da infraestrutura para ciclistas nos planos de governo

15/09/2020 11h47 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Reichembach (PSC).

Deputado Reichembach (PSC).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Reichembach (PSC).

Na terça-feira (15) o deputado estadual Reichembach usou o horário da liderança do PSC durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná para falar sobre o aumento do número de ciclistas em todo país durante a pandemia. A bicicleta, que pode ser utilizada como meio de transporte diário ou como opção de lazer, teve aumento de 118% nas vendas no mês de julho em comparação ao mesmo período de 2019 de acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas.

Para Reichembach, as cidades paranaenses precisam se adaptar a essa nova realidade. “Este ano teremos eleições, e minha sugestão é que os candidatos a prefeito incluam em seus planos de governo propostas de fortalecimento da infraestrutura para os ciclistas”, afirma. O deputado, que no momento utiliza a bicicleta para o lazer, utilizou a “magrela” como meio de transporte por dois anos durante seu primeiro emprego: carteiro.

O deputado ainda destaca o crescente número de acidentes envolvendo ciclistas no estado, com um aumento de 57% nos internamentos entre 2010 e 2019. “Estamos no momento de renovação das concessões das rodovias do Paraná, e precisamos que estejam incluídos termos sobre a segurança dos ciclistas nos novos contratos, pois é um local em que o ciclista corre muito risco pela falta de segurança”, completa.

Todas as esferas - Em 2018, o então presidente Michel Temer sancionou o Programa Bicicleta Brasil, que visa a estimular a construção de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e a oferecer pontos de aluguel de bicicletas. O programa, no entanto, ainda depende de regulamentação. “Precisamos fortalecer a infraestrutura para os ciclistas não só na esfera municipal e estadual, mas também federal. Quanto mais infraestrutura, maior segurança, e também maior é a atratividade para outras pessoas iniciarem a prática”, finaliza.