Deputado Soldado Fruet pede maior número de técnicos em informática na educação

14/06/2021 15h57 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Toni Ricardo

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O deputado Soldado Fruet (PROS) protocolou nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, solicitando maior número de técnicos em informática nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná. Segundo o parlamentar, que também cobrou providências do Governo na sessão plenária, o pedido se justifica “em vista do atual momento, e certamente futuro, em que os equipamentos de informática se tornaram ferramentas indispensáveis para levar conhecimento aos mais diversos rincões mundiais, por óbvio, também no Paraná”. 

Soldado Fruet destacou que, principalmente em decorrência do novo coronavírus, o modelo clássico de educação, onde um professor se encontrava diariamente com seus alunos numa sala de aula, está paulatinamente sendo alterado para um modelo contemporâneo de aprendizado, apoiado na inovação tecnológica, em que o educador pode gravar seus ensinamentos e disponibilizar aos seus alunos de maneira remota. Mas o deputado ressaltou que a inovação demanda adaptações, que agora constituem requisito essencial e de urgência para eficácia da nova modelagem. “Uma dessas indispensáveis adaptações é a disponibilização de maior número de técnicos em informática aos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná”, afirmou. 

“Muitas escolas têm problemas com computadores e equipamentos, mas não conseguem consertar por falta de conhecimento técnico, situação que dificulta e, por vezes, obstaculiza o oferecimento das aulas remotas”, apontou o deputado, que recebeu relatos de que alguns professores estão arcando com o conserto dos equipamentos públicos para não desassistirem os alunos. “Sem dúvida, uma atitude muito nobre dos docentes, porém, que não pode servir de regra geral”, comentou. Por esse motivo, o deputado pediu que o secretário informe o número de técnicos em informática vinculados à SEED e verifique a possibilidade de disponibilizar maior quadro desses profissionais.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação