Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados acreditam que diálogo será saída para conflito na Araupel

 

(Descrição do áudio))

No dia em que cerca de 1300 funcionários da Araupel vieram até Curitiba para protestar contra a ocupação da empresa, o presidente do sindicato  dos Trabalhadores nas Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Quedas do Iguaçu, Claudir dos Santos, usou a Tribuna da Assembleia para  falar sobre os  desafios e demandas da categoria. Ele foi convidado pelo deputado Márcio Pacheco (PPL) e recebeu o apoio tanto de parlamentares da Oposição quanto da Base do Governo. Claudir lembrou que o maior desafio do momento, é exatamente o fato de trabalhadores do Movimento Sem terra (MST) estarem acampados na Araupel desde julho do ano passado, alegando que querem a desapropriação de áreas da empresa, de  35 mil hectares, para fazer a reforma agrária. A Araupel é uma empresa que explora madeira de reflorestamento e está instalada em Quedas do Iguaçu,  na região Centro-Sul  do Paraná, desde 1997. Segundo o IBGE, a empresa gera mil postos de trabalho diretos e 1200 indiretos.   

 Para  Claudir dos Santos, o apoio dos deputados será importante para que se consiga junto ao  Governo do estado, fazer a  reintegração de posse antes que a empresa pare definitivamente a produção no município. (Sonora)

Os manifestantes lotaram as galerias da Assembleia e o  prefeito de Quedas do Iguaçu acompanhou. Edson Prado (PSDB) diz que 20.47% do ICMS do município vem da Araupel e com os trabalhadores praticamente parados,  o comércio já sente os efeitos.

(Sonora)

 Ele lembrou que o município de Quedas do Iguaçu é um dos que mais assentou trabalhadores do MST nos últimos anos. Já o Líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli anunciou que o Governador iria receber um grupo de trabalhadores e disse que o melhor caminho para evitar o conflito é o diálogo.

(sonora)

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação