Deputados aprovam título de Cidadão Benemérito a Barcímio Sicupira Proposta em tramitação na Assembleia Legislativa é de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Alexandre Curi (PSB).

05/10/2021 16h51 | por Assessoria parlamentar
Sicupira será Cidadão Benemérito do Paraná. Proposta foi aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa.

Sicupira será Cidadão Benemérito do Paraná. Proposta foi aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa.Créditos: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Sicupira será Cidadão Benemérito do Paraná. Proposta foi aprovada em primeiro turno na Assembleia Legislativa.

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (05), projeto de lei 13/2021, proposto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Alexandre Curi (PSB), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao ex-jogador de futebol Barcímio Sicupira Júnior.

“Sicupira é uma lenda e um dos grandes ídolos formados no futebol paranaense”, afirma o deputado Romanelli. “Jogou num tempo em que o futebol brasileiro era recheado de jogadores extraordinários e ganhou respeito dos adversários pela capacidade e qualidade técnica que demonstrava em campo”, avalia o parlamentar.

Maior artilheiro da história do Athletico Paranaense, Sicupira nasceu em 1944 na Lapa. Iniciou a carreira no Clube Atlético Ferroviário no final dos anos 1950. Em 1964 se transferiu para o Botafogo do Rio de Janeiro, onde jogou ao lado de craques como Nilton Santos, Gerson, Jairzinho e Garrincha.

Ídolo - Em 1968 foi contratado pelo Clube Atlético Paranaense, onde viveu seus melhores e mais emocionantes anos no futebol. Tornou-se ídolo da torcida tendo jogado por oito temporadas, conquistando o título estadual de 1970, após um jejum de 12 anos.

Artilheiro máximo do clube até hoje, com 158 gols marcados com a camisa atleticana, transferiu-se em 1972 para o Corinthians, onde atuou ao lado de Rivelino. Voltou ao Atlético e jogou até pendurar as chuteiras, em 1975, eternizando-se como “o craque da camisa número 8”.

Formado em Educação Física, foi professor universitário e da rede municipal de ensino público. Também atuou como comentarista de programas esportivos, no rádio e na televisão, desde os fins dos anos 70.

Em 2020 teve sua biografia lançada no livro “Sicupira – A Vida e os Gols de um Craque Chamado Barcímio” de autoria do advogado e jornalista Sandro Moser, natural de União da Vitória.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação