Deputados aprovaram oito projetos na sessão plenária desta segunda-feira (8)

08/06/2015 17h48 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira (8) da Assembleia Legislativa oito projetos. Entre eles estão duas matérias do Poder Executivo que tratam da doação de imóveis do Departamento de Estradas de Rodagem (DER): um é o projeto de lei de nº 245/15, que passou em segunda discussão e autoriza o DER a efetuar doação de imóvel ao município de Chopinzinho; o outro (de nº 246/15) foi aprovado em primeira discussão e tem a finalidade de autorizar a doação de imóvel ao município de Medianeira.

Em segunda discussão passou o projeto de lei nº 364/15, do deputado Fernando Scanavaca (PDT). A iniciativa faz apenas uma correção na redação do texto da Lei estadual nº 18.409, de 29 de dezembro de 2014. Scanavaca explica que o objetivo de uma emenda à despesa, aprovada no ano passado, era destinar recursos para a realização das obras e a prestação de serviços para a duplicação, operação, conservação e implantação de melhorias do corredor da PR-323, entre os municípios de Maringá e Francisco Alves. Entretanto, ocorreu um erro material e a emenda foi disposta erroneamente na redação final da Lei. O projeto pretende justamente corrigir o equívoco.

Também passou nesta sessão o projeto de nº 320/15, do deputado Alexandre Curi (PMDB), declarando de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Prado Ferreira; e o projeto de resolução de nº 27/15, da Comissão de Tomada de Contas, que trata da prestação de contas das despesas dos deputados referente ao mês de março de 2015. Ambos foram votados em segundo turno.

Câncer – Os deputados aprovaram ainda, em primeira discussão, o projeto de lei nº 33/15, do deputado Anibelli Neto (PMDB), que institui a Semana de Valorização das Pessoas Portadoras de Câncer no mês de novembro.  E em redação final passou o projeto de lei nº 197/15, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), inserindo no calendário oficial de eventos do estado o Dia da Sukyo Mahikari, a ser celebrado anualmente em 27 de fevereiro. A Sukyo Mahikari é uma entidade internacional sediada no Japão e fundada em 1959 por Kotama Okada. Seu objetivo é contribuir para a criação de uma civilização mais pacífica e harmoniosa. Outro projeto que passou em redação final foi o de nº 300/15, do deputado José Carlos Schiavinato (PP), concedendo o título de utilidade pública ao Instituto Oportunizar Esporte, Cultura e Educação para Desportos do Estado do Paraná, com sede e foro no município de Toledo.

Cooperação – O missionário Gillyard Ferraz,  da organização “Jovens Com Uma Missão” (JOCUM), usou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta segunda-feira (8) para falar sobre o tema ‘Justiça Social em Momentos de Crise’. “Creio que vivemos um tempo de mudanças quando é necessária a cooperação de todos para tornar o mundo melhor”, afirmou. O pronunciamento ocorreu por proposição do deputado Gilson de Souza (PSC), que destacou a importância da organização que atua em diversos países levando mensagens que valorizam a vida. A JOCUM foi criada pelo jovem universitário norte-americano Loren Cunningham no ano de 1960. Hoje a entidade é apontada como uma das maiores organizações cristãs missionárias do mundo. Loren também é o cofundador e presidente da Universidade das Nações, a universidade global da JOCUM. Desde seu início em 1978, a Universidade tem crescido e hoje oferece centenas de cursos e seminários.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação