Deputados participam de mobilização em Brasília e defendem fortalecimento dos Legislativos estaduais Parlamentares de todo Brasil cobram a aprovação da PEC 47, no Congresso Nacional, que transfere prerrogativas aos Legislativos estaduais.

13/10/2015 17h15 | por Nádia Fontana
Deputado Ademir Bier (PMDB).

Deputado Ademir Bier (PMDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Ademir Bier (PMDB).

Deputados estaduais do Paraná participam da mobilização que será realizada em Brasília, nesta quarta-feira (14), para cobrar do Congresso Nacional a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 47, que transfere aos Legislativos dos estados prerrogativa para legislar sobre temas que hoje são de competência da União. O deputado Ademir Bier (PMDB), 2º secretário da Assembleia Legislativa, destaca a importância da PEC lembrando que a proposta fortalece os Legislativos estaduais, dando melhores condições para atuarem frente aos problemas específicos de suas regiões.

Bier representa a Assembleia do Paraná ao lado de diversos outros parlamentares paranaenses nesta mobilização organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O parlamentar acredita que se os Legislativos estaduais tiverem maior protagonismo nas discussões em torno da divisão das receitas teremos um processo menos burocratizado, fazendo com que os municípios sejam realmente beneficiados. “Hoje há uma grande dissonância em relação à arrecadação da União, dos estados e municípios”, observou. Na opinião do deputado, somente as Assembleias, com autonomia, terão condições de estabelecer um novo processo de divisão das receitas.

Uma das reivindicações da Unale é que a União aumente dos atuais 21,5% para 31,5% o repasse da parcela dos Estados do Fundo de Participação. Já dos municípios, a exigência é que o repasse aumente dos atuais 22,5% para 32,5%.  Para o deputado Ademir Bier, esse aumento nos percentuais repassados irá garantir o crescimento da receita dos governos estaduais e municipais (hoje pouco mais de R$ 2 bilhões para mais de R$ 4 bilhões anuais).  “A gestão nacional está sendo deixada de lado por um Congresso Nacional que está focado numa agenda política”, criticou. “Precisamos avançar em uma agenda positiva e reencontrar o debate nacional para assuntos práticos e efetivos. Já chega desse desgaste irracional e midiático sobre impedimento e corrupção. O Brasil está à beira do colapso, os municípios não aguentam a falta de recursos. A Assembleia Legislativa do Paraná se soma em favor dessa mudança", acrescentou Bier.

PEC – Conforme o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), relator da PEC 47, objetivo da proposta é conceder mais liberdade aos Legislativos estaduais para trabalhar em prol da sociedade e seus direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitação e contratação, direito agrários e outros. Organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceira com o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, o movimento defende a aprovação do novo pacto federativo. O objetivo é reunir os parlamentares das 27 Casas Legislativas para a primeira apreciação da PEC, que acontece nesta quarta-feira (14) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde tramita. De acordo com a Unale, a concentração está prevista para 9 horas, no Plenário da Câmara Legislativa, em Brasília. Logo em seguida os deputados seguem em direção ao Congresso Nacional, onde os parlamentares de todo país vão acompanhar a votação.

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

 

 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação