Escritores paranaenses – Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan, Paulo Leminski, entre outros – podem ganhar uma semana de destaque no calendário escolar aqui no Paraná. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 567/2016, do deputado Requião Filho (PMDB), que propõe a promoção de um período de atividades diferenciadas para reverenciar estes e outros autores, com a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado, e será votado em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Na justificativa da proposta o deputado diz que “o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade”. “Isto contribui para a formação e o desenvolvimento pessoal dos nossos estudantes, além de aprenderem com isto a valorizar e a conhecer a própria cultura, a própria história", acrescenta. Quando apresentou a proposição, Requião Filho disse que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica. O projeto estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovido pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.
Débitos municipais – Também começa a ser votado nesta segunda-feira (26) o projeto de lei nº 57/2017, de autoria dos deputados Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli, ambos do PSB, que propõem a inclusão de artigo que altera a Lei nº 16.348/2009, que trata da remissão de débitos das companhias de desenvolvimento municipais. Outro projeto em primeira discussão, que igualmente está na pauta desta sessão, é o de nº 104/2017, da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Anibelli Neto (PMDB), e trata da concessão do título de “Terra da Erva-Mate” ao município de São Mateus do Sul.
Serão ainda discutidos e votados em primeiro turno os seguintes projetos: de nº 121/2016, do deputado Marcio Pauliki (PDT), instituindo o Dia Estadual do Movimento das Empresas Júnior no Estado do Paraná; de nº 400/2016, do deputado Marcio Pacheco (PPL), denominado Prefeito Octacílio Mion a PR-486, com início no entroncamento com a BR-467, no município de Cascavel, e término no Distrito de Jotaesse, no município de Tupãssi; e o projeto de nº 316/2016, do deputado Nereu Moura (PMDB), pedindo a inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado da festa junina com a maior fogueira de São João do estado e do Brasil, que acontece no município de São João, e é realizada sempre na data de 24 de junho.
Por outro lado, em redação final, última etapa de votações em Plenário, será apreciado o projeto de lei nº 414/2016, do deputado Claudio Palozi (PSC). A proposição denomina de Alexandre Ceranto o viaduto localizado no km 306, da PR-323, no entroncamento com a avenida Tiradentes, na cidade de Umuarama.