Dia do Obreiro Universal é comemorado na Assembleia Legislativa Foram homenageados os 4.167 voluntários paranaenses, que recepcionam e prestam auxílio espiritual a quem procura a IURD.

03/09/2019 20h24 | por Trajano Budola
Sessão solene em homenagem ao "Dia do Obreiro Universal".

Sessão solene em homenagem ao "Dia do Obreiro Universal".Créditos: Orlando Kissner/Alep

Sessão solene em homenagem ao "Dia do Obreiro Universal".

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) homenageou, em sessão solene na noite desta terça-feira (3), os milhares de homens e mulheres que trabalham voluntariamente pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no evangelismo, aconselhamento e ensino da Palavra de Deus. O evento, proposto pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), fez alusão ao Dia do Obreiro Universal, comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de agosto, como previsto na Lei nº 9.232/2014, fruto de projeto de lei do ex-deputado Edson Praczyk.


Para Alexandre Amaro, os obreiros, que recepcionam e oferecem afeto a quem chega à Igreja, o trabalho de apoio aos pastores, sem remuneração, é fundamental. “São eles que ajudam na interação com as pessoas, quando elas estão em depressão, angustiadas, vão às casas delas, fazem visitas em hospitais e presídios, inclusive. São pessoas que merecem nossa homenagem, que trabalham em suas atividades profissionais diárias e doam seu tempo aos que mais precisam de nosso auxílio”, afirmou o parlamentar sobre os 4.167 obreiros paranaenses, representados por 500 deles que receberam diplomas na sessão solene.

Durante a cerimônia foi entregue por Alexandro Amaro ao bispo Francisco Neto - o de mais idade entre os representantes da IURD em Curitiba, uma Menção Honrosa em comemoração aos 42 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, completados no dia 9 de julho. “Começou lá no Rio de Janeiro, em um coreto onde o bispo Edir Macedo fazia as pregações com uma caixa de som, algo muito pequeno e que hoje está 127 países. Em Curitiba temos o segundo maior templo do Brasil, depois do Templo de Salomão, em São Paulo. São 300 igrejas no Paraná, espalhadas por todo estado”, explicou Alexandre Amaro.

Para o bispo José Aparecido Pereira, responsável pelos obreiros no Paraná, o trabalho destes homens e mulheres voluntários resgata vidas diariamente. “Eles pregam serviço de assistência espiritual em asilos, orfanatos, presídios e unidades de recuperação levando palavras de fé, de salvação, conforto e edificação àqueles que passam pelo mesmo que muitos deles passaram. Temos um curso preparatório para obreiros, um processo de fé que reconhece a vocação para o ministério. Quando ela manifesta o desejo, ela passa por orientações e começam a executar a Obra de Deus”, explicou.

Compuseram a mesa de honra ainda: o vereador de Curitiba, Osias Moreira (Republicanos); o bispo Onésio Custódio; o pastor Herimar Lima; o pastor Jader Edgar Lima; e o pastor Alexandre Blade.

Homenageados – Entre os obreiros homenageados, escolhidos pela Igreja em Curitiba e Região Metropolitana, estavam os empresários Ivo Biato e Cláudia Biato. O casal passava por problemas matrimoniais antes de entrar para a Igreja há 20 anos, como explicou Ivo.

De acordo com ele, o trabalho de obreiro reforçou os laços familiares e profissionais. “Cheguei à igreja doente, fracassado em minha vida profissional e me separando de minha esposa. Recebemos a palavra, fomos acolhidos pelos obreiros da Igreja que nos orientaram e nos deram direção”, declarou o obreiro há oito anos.

Segundo Cláudia, que é obreira há 20 anos, o apoio dos colegas no início foi fundamental e o trabalho voluntário que realiza é uma forma de gratidão a isto. “Da mesma forma que a Igreja nos acolheu, a orientação e apoio que não encontramos em nenhum outro lugar. Estávamos com nosso casamento, vida financeira e familiar destruídas. Foi uma porta que se abriu”, explicou.

Ela conta que hoje, recuperados, eles prestam o mesmo atendimento que receberam a quem precisa. “Percebermos que as pessoas estão tendo dificuldades familiares, filhos em problemas com as drogas e casamentos abalados. Agora temos condição e atender a estas pessoas, somos testemunho de que tudo pode mudar”, reforçou.

Obreiros – Os obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus são voluntários que, inicialmente, recebem e aconselham as pessoas que buscam uma palavra de conforto, assim que chegam à Igreja. A partir deste primeiro contato, quando se ouvem calmamente as aflições e angústias, os recém-chegados são encaminhados para um pastor ou um bispo que prossegue o atendimento espiritual.

Os Obreiros Universais, presentes em mais de 127 países, atendem quem precisa de auxílio em comunidades carentes, hospitais, casas de recuperação e presídios, por exemplo. No Paraná são 4.167 voluntários que exercem o trabalho de oração, libertação espiritual e ensino da Palavra de Deus. Além da evangelização, eles também auxiliam na elaboração de projetos sociais.

IURD - A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), denominação cristã neopentecostal, foi fundada em Nove de julho de 1977 por Edir Macedo, no Rio de Janeiro. Ela conta com mais de seis mil templos, doze mil pastores e mais de um milhão e oitocentos mil fiéis no Brasil, além de seguidores em outros 127 países em que atua. Em Curitiba, a Igreja mantém o Templo Maior, o maior espaço religioso do estado, com capacidade para cinco mil pessoas. A Universal estima que mais de 140 mil pessoas passem por ele todos os meses.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação