Doação automática já está disponível no aplicativo do Nota Paraná Medida permite que os contribuintes vinculem seu CPF ao CNPJ de uma instituição social cadastrada no programa.

06/10/2023 16h34 | por Assessoria Parlamentar
A medida, prevista na Lei Estadual 21.216/2022, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

A medida, prevista na Lei Estadual 21.216/2022, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).Créditos: Divulgação

A medida, prevista na Lei Estadual 21.216/2022, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Os paranaenses que usam o aplicativo do Programa Nota Paraná, a partir desta sexta-feira (6), contam com mais um recurso visando facilitar doações a entidades sociais: a doação automática. A medida, prevista na Lei Estadual 21.216/2022, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), está disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Na prática, os consumidores podem, a partir de agora, vincular seu CPF a um CNPJ de uma instituição social cadastrada, e os créditos do seu CPF passam a ser doados diretamente para a entidade escolhida. Entidades que atuam nas áreas de assistência social, saúde, cultura, esportes e proteção aos animais no Paraná devem ser beneficiadas com o novo recurso.

“No começo de setembro, o site do programa já liberou essa opção aos consumidores. Agora, com o aplicativo, que é mais utilizado pelas pessoas, as doações automáticas devem aumentar consideravelmente. Muitas pessoas adotam uma causa, uma entidade, e querem ajudar com as doações. Essa opção vai facilitar as doações diretas, permitindo mais um meio das entidades receberem recursos e manterem seus serviços, que todos sabemos terem grande interesse público”, explicou o deputado.

Araújo reforça que a doação automática não substitui as doações manuais, que continuam funcionando da mesma forma. “As caixinhas nos comércios continuam, ou seja, os consumidores podem fazer doações manuais. A opção automática é uma forma de simplificar as doações, tornando-as contínuas”, completou Araújo.

Segundo dados do Nota Paraná, as entidades digitam cerca de 20 milhões de notas fiscais doadas manualmente por mês, exigindo um número grande de recursos humanos para operacionalizar as doações.

Os consumidores que optarem pela doação automática podem, a qualquer momento, mudar a entidade cadastrada ou mesmo apenas retirar essa opção. Para ter acesso à novidade, os paranaenses devem antes atualizar o aplicativo do programa para a opção ficar disponível.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação