Dr. Batista alerta para a importância das ações preventivas na área da saúde

13/05/2015 15h37 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A importância de ações preventivas na área de saúde foi o tema de palestra feita na manhã desta quarta-feira (13) pelo deputado Dr. Batista (PMN) aos funcionários da Assembleia Legislativa. Dentro de uma política de valorização do servidor, o evento foi promovido pela Comissão Executiva da Casa. Na abertura, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a necessidade de atenção aos cuidados com a saúde como prevenção contra doenças e fator indispensável à melhoria da qualidade de vida da população, principalmente hoje, quando as pessoas viram aumentar significativamente sua expectativa de vida.
Com sua experiência de médico em atividade em Maringá e ex-professor de cursinho, Dr. Batista expôs, de forma didática e bem-humorada, o que cada um pode fazer para se precaver, com mudança de hábitos alimentares e de higiene, prática de exercícios regular e constante, além de evitar a automedicação, cujos riscos têm sido motivo de alerta por parte das autoridades médicas do país, um dos mais afetados pelo problema em todo o mundo.
O deputado também procurou desmistificar algumas crenças sobre alimentos e refrigerantes light ou diet, explicando os efeitos danosos do uso prolongado do aspartame no organismo, e observou que, de um modo geral, as pessoas estão descuidadas em relação às verminoses, deixando de atender à recomendação médica do uso de vermífugos uma vez por ano. Ao fim da exposição, que contou com a exibição de um filme sobre procedimento cirúrgico para retirada de tumor maligno do intestino, Dr. Batista aventou a possibilidade de realizar uma outra palestra para os servidores da Assembleia, no segundo semestre deste ano, sobre outros temas relacionados à saúde.
Participaram do evento realizado no Plenarinho da Assembleia, além do palestrante e do deputado Ademar Traiano, os deputados Schiavinato (PP), Márcio Pacheco (PPL) e Claudia Pereira (PSC).

Dicas para preservar a saúde e a qualidade de vida – Dr. Batista elencou algumas providências relativamente simples que podem ajudar nesse sentido:

- alimentação variada, rica em fibras, com preferência para verduras, legumes, frutas e cereais;

- prática de algum tipo de atividade física, regular e constante;

- ingestão de dois litros de água por dia, começando com dois copos pela manhã, em jejum;

- utilização de pimentas (dedo-de-moça e malagueta) na alimentação, por seu poder de ativar o metabolismo e a circulação do sangue, ajudando na produção de adrenalina e noradrenalina e de endorfinas, auxiliares eficientes no combate à depressão, por exemplo;

- tomar água antes e durante a ingestão de bebidas alcóolicas para evitar a desidratação;

- trocar frituras por assados e cozidos;

- cultivar hábitos de higiene, dando especial atenção às mãos, lavando-as cuidadosamente após o uso do banheiro, depois de manipular substâncias tóxicas, lixo, objetos sujos ou executar outras tarefas que impliquem contato com possíveis agentes de contaminação;

- caminhar dez minutos após as refeições e

- beber café em pequenas quantidades ao longo do dia.

Entre as atitudes a serem evitadas - Dr. Batista enumerou as seguintes:

- nunca comer até ficar totalmente satisfeito, alimentando-se com moderação e várias vezes ao dia;

- não praticar esportes ou atividade física intensa com bexiga ou intestino cheios;

- nunca dormir logo após as refeições, para evitar a má digestão e o refluxo; - não ingerir alimentos ou líquidos muito quentes (cuidado com o chimarrão, por exemplo);

- evitar ou reduzir o consumo de refrigerantes, principalmente os “light” ou “diet”, em função do aspartame;

- evitar reprimir a evacuação de urina, fezes ou gases;

- substituir, sempre que possível, o papel higiênico por água e sabão;

- evitar a automedicação que, além de intoxicações graves, pode provocar o mascaramento de doenças.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação