Dr. Batista defende ações preventivas na área da saúde durante palestra aos servidores da ALEP O deputado e médico recomendou mudanças de hábitos alimentares, incentivou a prática de esportes e condenou a automedicação.

22/09/2015 12h42 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Ações preventivas na área da saúde como fator indispensável à melhoria da qualidade de vida da população. Este foi o tema da palestra ministrada pelo deputado e médico Dr. Batista (PMN) aos funcionários da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (22), no Plenarinho do Legislativo. O evento foi promovido pela Comissão Executiva da Casa, em conformidade com a sua política administrativa de valorização dos servidores. Durante pouco mais de duas horas o parlamentar se utilizou da experiência de médico especialista em cirurgias do aparelho digestivo e de ex-professor de cursinhos, para passar ao público, de forma didática e bem humorada, dicas de higiene e de mudanças de hábitos alimentares. Ele também falou sobre a importância da prática regular e constante de exercícios, e alertou para os riscos da automedicação.

“Um paciente hidratado, bem alimentado, com a prática de exercícios físicos em dia, praticamente não vai ficar doente. E quando ficar doente, fica fácil de tratar, pois esse paciente que está com tudo em dia tem a imunidade muito mais alta. A baixa imunidade, ao contrário, é uma das preocupações da classe médica, porque isso leva à automedicação e esse é um grande erro cometido pelas pessoas”, ressalta Dr. Batista.

O longo da palestra, o deputado também fez questão desmistificar algumas crenças sobre alimentos e refrigerantes light ou diet. “Tem muita gente que diz que feijão com arroz engorda, que é muito calórico. Mas se comer na quantidade certa, esta é uma combinação riquíssima em vitaminas. E tem que beber muita água. Pelo menos dois litros por dia. Nada de refrigerante normal ou diet. Refrigerante é uma bebida vazia do ponto de vista nutricional. O melhor é a  água. Bebam muita água, durante todo o dia”, alertou.

Ao final da sua exposição, Dr. Batista exibiu um filme sobre procedimento cirúrgico para retirada de tumor maligno do intestino e mostrou fotos de enfermidades atendidas por ele ao longo dos anos, na Santa Casa de Maringá. Também assistiram à palestra do Dr. Batista os deputados Wilmar Reichembach (PSC) e Missionário Ricardo Arruda (PSC).

 

 

*Confira as dicas do deputado e médico Dr. Batista para preservar a saúde e a qualidade de vida:


- Procure ter uma alimentação variada, rica em fibras, com preferência para verduras, legumes, frutas e cereais.

- Pratique algum tipo de atividade física, regular e constante.

- Faça a ingestão de dois litros de água por dia, começando com dois copos pela manhã, em jejum.

- Utilize pimentas (dedo-de-moça e malagueta) na alimentação. Elas têm o poder de ativar o metabolismo e a circulação do sangue, ajudando na produção de adrenalina e noradrenalina e de endorfinas, auxiliares eficientes no combate à depressão, por exemplo.

- Tome água antes e durante a ingestão de bebidas alcóolicas, para evitar a desidratação.

- Troque frituras por assados e cozidos.

- Procure cultivar hábitos de higiene, dando especial atenção às mãos, lavando-as cuidadosamente após o uso do banheiro, depois de manipular substâncias tóxicas, lixo, objetos sujos ou executar outras tarefas que impliquem contato com possíveis agentes de contaminação.

- Caminhe dez minutos após as refeições.

- Substitua, sempre que possível, o papel higiênico por água e sabão.

- Beba café em pequenas quantidades, ao longo do dia.

 

*Entre as atitudes a serem evitadas, Dr. Batista enumerou as seguintes:

 

- Nunca coma até ficar totalmente satisfeito. Alimente-se com moderação e várias vezes ao dia.

- Não pratique esportes ou atividade física intensa com bexiga ou intestino cheios.

- Nunca durma logo após as refeições, para evitar a má digestão e o refluxo.

- Evite alimentos ou líquidos muito quentes (cuidado com o chimarrão, por exemplo).

- Evite o consumo de refrigerantes, principalmente os “light” ou “diet”, em função do aspartame.

- Evite reprimir a evacuação de urina, fezes ou gases.

- Evite a automedicação que, além de intoxicações graves, pode provocar o mascaramento de doenças.

 

 

*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação