Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Educação, Saúde e Infraestrutura Marcam Pleitos Regionais Na Sessão Itinerante Em Franciso Beltrão

20/06/2011 12h39 | por Rodrigo Rossi /Foto: Nani Gois/ ALEP

Créditos: Rodrigo Rossi /Foto: Nani Gois/ ALEP

Solicitação de investimentos em rodovias, implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), criação do Colégio Agrícola e direcionamento de recursos na infraestrutura regional marcaram a quarta sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Francisco Beltrão, realizada na última quarta-feira (15). Com a presença de vários deputados, prefeitos, vereadores, lideranças locais e regionais, a interiorização permitiu à sociedade manifestar suas demandas e discutir os interesses do Sudoeste.
O diretor do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits, Baduan Jaber, parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa em descentralizar suas funções e agradeceu também os investimentos de R$ 1,2 milhão das economias dos três primeiros meses da nova gestão da Casa, que foram devolvidos ao governo do Estado, para compra de equipamentos do HR. “Agradecemos as economias e os investimentos. Vamos aumentar a capacidade de atendimento no hospital, que será uma referência no Sudoeste. A Assembleia Legislativa tem participação efetiva para que esses recursos pudessem ser aplicados aqui”.
Melhorias na rodovia PR-483, conhecida como Bica D´água, também foram pleiteadas pela população. Segundo Irineu Miller, que representa o movimento para recuperação da estrada, as medidas precisam ser imediatas em razão dos altos índices de acidentes e mortes. “O Poder Legislativo nos dá a oportunidade com a vinda até aqui. Estamos entregando um abaixo assinado solicitando ações do poder público para melhorar esta situação. Hoje a Bica D´água é uma Bica de sangue”.
Curso de Medicina – O momento alto da sessão itinerante foi a discussão envolvendo a implantação do curso de Medicina na Unioeste. Para o diretor da instituição de ensino, José Maria Ramos, o Hospital Regional do Sudoeste também justifica a necessidade de formar profissionais, melhorando a saúde dos moradores da região. “Utilizamos este espaço da interiorização para justificar a necessidade da criação do curso de Medicina em Francisco Beltrão. Tenho certeza que esta é uma das grandes reivindicações, principalmente porque temos aqui um Hospital de grande porte que vai ajudar em muito a saúde da nossa região. E o curso de Medicina poderá formar muitos profissionais para atuarem aqui”.

A defesa do curso também foi feita pela deputada Rose Litro (PSDB), que também enalteceu a importância do deslocamento do Legislativo para a região Sudoeste. "O curso de Medicina representa uma conquista fundamental de toda sociedade sudoestina, que será grandemente beneficiada com a formação dos profissionais de saúde", destacou. Neste sentido, a presença da Assembleia Legislativa em Francisco Beltrão representa um marco histórico, de acordo com a deputada.
Balanço – Os parlamentares que representam a região parabenizaram a iniciativa de interiorização, destacando a possibilidade do Poder Legislativo ouvir as demandas e as entidades. A partir de agora, os parlamentares terão a responsabilidade de discutir os pleitos em plenário. “É importante esta descentralização. As entidades da região aqui representadas compreendem o conjunto da população, porque são dos diferentes setores. Temos a partir de agora um compromisso maior em dar encaminhamento para as solicitações”, disse a deputada Luciana Rafagnin (PT).
Para o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Caíto Quintana, as sessões itinerantes assumem um papel inverso ao permitir que as demandas regionais possam ser estabelecidas e levadas ao conhecimento do Parlamento. “São sessões diferenciadas, porque os deputados estão nos municípios mais para ouvir do que para falar. As interiorizações têm este papel, porque vamos tomar conhecimento dos anseios da população. O momento foi marcante também pela possibilidade de se homenagear ex-deputados, nomes que orgulharam em muito o Paraná”.
Na avaliação do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, a descentralização vai ficar na história do Sudoeste e principalmente de Francisco Beltrão. Mas para ele, o importante também é que as reivindicações da população já estejam sendo debatidas na esfera do Executivo. “Momento marcante. A Assembleia dá uma demonstração para o Paraná e para o Brasil. Ouvimos algumas reivindicações, alguns problemas que a nossa região tem. Todos os pleitos já chegaram ao conhecimento do governador, que já determinou estudos de viabilidade. Assumimos este compromisso e tenho certeza que no momento oportuno as reivindicações serão contempladas”, afirmou o Traiano.
Assembleia de todos os paranaenses – Desde que assumiu a Presidência da Casa, o deputado Valdir Rossoni (PSDB) defendeu a aproximação do Legislativo com os paranaenses. De acordo com ele, as interiorizações representam exatamente a possibilidade legítima de interlocução. “A Assembleia não é de Curitiba. A Assembleia é do povo do Paraná. Hoje temos o reconhecimento e o respeito da população, porque temos uma Assembleia diferente. E as interiorizações fazem parte deste projeto. Estamos caminhando pelo Estado, mostrando à sociedade que estamos abertos às demandas dos paranaenses. Quando formos votar o Orçamento do Estado, já teremos as demandas mapeadas”, garante Rossoni.
O 1º secretário da Casa, deputado Plauto Miró (DEM), reafirmou o compromisso que o Legislativo tem com a sociedade. Um exemplo, de acordo com ele, é a prestação de contas permanente que é feita nos municípios por onde passa com a interiorização. “Prestamos contas dos nossos atos. A população fica mais perto dos deputados. A gente conhece seus anseios e temos também a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo na Casa. Por isso, descentralizar o Legislativo é também ficar mais perto daqueles que nos delegam a responsabilidade de representá-los”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação