Empresário Alceu Antimo Vezozzo é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná Maior honraria do Paraná representa o reconhecimento à atuação e liderança do empresário, que também desenvolve um importante trabalho social.

23/05/2016 20h13 | por Kharina Guimarães
Entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná a Alceu Antimo Vezozzo

Entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná a Alceu Antimo VezozzoCréditos: Pedro de Oliveira/Alep

Entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná a Alceu Antimo Vezozzo

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou na noite desta segunda-feira (23) o empresário Alceu Antimo Vezozzo com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A solenidade de entrega da honraria foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o governador Beto Richa, que ressaltaram a atuação do empresário para o desenvolvimento e a qualificação da rede hoteleira do estado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a importância em homenagear alguém que tanto fez e faz pelo Paraná. “É um orgulho para nós parlamentares, que representamos todo o Paraná, oferecer um título a um homem que tem uma história e um legado no Paraná, não apenas investindo, mas também abrindo horizontes em outros estados e países”.

Muito emocionado, o homenageado agradeceu à família e aos amigos pelo apoio e agradeceu a lembrança. “É muito emocionante, porque é um reconhecimento, não sei se devido ou indevido, que o Estado do Paraná todo faz através de sua Casa de Leis. É muito importante”.

O governador Beto Richa prestigiou a solenidade e relembrou a forte amizade e o companheirismo que o pai dele, José Richa, manteve com Alceu Vezozzo. “É uma figura que só construiu amizades pela sua maneira afável de ser, pela sua educação. Tem uma família extraordinária e eu, em particular, tenho uma história com a família Vezozzo que é antiga. Foi um grande amigo do meu saudoso pai, foi secretário de Obras de Londrina quando meu pai foi prefeito. É uma justa e merecida homenagem, com esta que é a maior honraria do nosso estado”.

O deputado Ney Leprevost (PSD) assumiu a tarefa de dar continuidade à homenagem ao empresário, que foi proposta originalmente no Legislativo pelo ex-deputado estadual Mohamed Ali Hamzé (PMDB), conhecido como Mamede, já falecido. “A homenagem foi feita pelo ex-deputado Mamede, que é da mesma cidade do senhor Alceu. Como o deputado já faleceu, eu fui convidado para fazer a entrega desse título e me senti muito honrado e muito feliz, porque o senhor Alceu Vezozzo merece o reconhecimento de todos os paranaenses pela sua atuação empresarial e pelas suas ações de responsabilidade social”, ressaltou Leprevost.

Também participaram da solenidade o ex-governador do Estado e diretor administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), 1º secretário da Assembleia.

O homenageado – Alceu Antimo Vezozzo é paranaense de Cambará, no Norte Pioneiro. Formando em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado em Engenharia nos Estados Unidos, Vezozzo iniciou as atividades profissionais na área de construção civil. Também foi vereador de Cambará em 1953.

Em 1962, a mudança para Londrina representou a expansão da atividade empresarial para o setor imobiliário, comércio, agricultura e hotelaria. Vezozzo é fundador da Rede Bourbon de Hotéis e Resorts e presidente do Conselho de Administração. A primeira unidade foi inaugurada em 1963, em Londrina. Atualmente o grupo tem 14 unidades em diferentes destinos no sul do Brasil, no Paraguai e também na Argentina. É considerada uma das redes hoteleiras mais importantes da América, com foco na excelência dos serviços hoteleiros.

A veia empreendedora sempre esteve lado a lado com a preocupação social. Alceu Antimo Vezozzo construiu e presidiu o Instituto Politécnico de Londrina e a Escola de Formação do Profissional Carente de Londrina. Rotariano, Vezozzo é o coordenador geral da implantação da Vila Rotary de Cambará. O projeto construiu 80 casas para famílias em situação de extrema necessidade, com escola, praça e ruas asfaltadas. Os resultados positivos resultaram na criação do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, do qual Vezozzo é presidente.

Alceu Antimo Vezozzo é casado com Laila Zacarias Vezozzo, pai de três filhos e tem cinco netos.

Ouça o Podcast relacionado